Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Tópicos Especiais em Tecnologia e Sociedade: Computação, Sociedade e Inclusão
conteúdo

Tópicos Especiais em Tecnologia e Sociedade: Computação, Sociedade e Inclusão

por ksue publicado 02/08/2018 11h54, última modificação 02/08/2018 11h54

Carga Horária: 45

Créditos: 3.0

Ementa: Fundamentação e discussão crítica sobre os aspectos sociais, econômicos e culturais dos desdobramentos da computação na sociedade e da sociedade na computação. O computador na sociedade atual. Apropriações da computação e Relações de Poder: o espaço público, o privado e o sujeito. Recursos e repositórios educacionais abertos, os conteúdos e identidade cultural.Cidadania e educação.Ferramental tecnológicocomo construção sócio-cultural.

Referências:

FREIRE, Paulo.Extensa ooucomunicac a o? 8aed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

HOOKS, Bell. "Ensinandoatransgredir: A EducaçãocomoPráticadaliberdade". São Paulo, Wmf Martns Fontes, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na po s   modernidade/ traduc a o Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. Ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2006.

PAPERT, S. (1980). Mindstorms -Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, Inc. Disponívelpor: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1095592&dl=ACM&coll=DL&CFID=112464045&CFTOKEN=71468357.

VALENTE, José A. Liberando a Mente: Computadores na Educação Especial. Campinas   SP. Gráfica Central da Unicamp, 1991.

Extremadura Regional Government.( 2009 ) El conocimiento libre y los recursos educativos abiertos. Spain http://www.oecdbookshop.org/oecd/display.asp?lang=en&sf1=DI&st1=5KSMDSQ4XFMT http://www.oecdbookshop.org/oecd/get-it.asp?REF=9607044e.pdf&TYPE=browse

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina;PRETTO, Nelson De Lucca (Organizadores). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas   1. ed., 1 imp.   Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. Disponível em http://livrorea.net.br/ 

ROGERS, Yvonne. HCI theory: classical, modern, and contemporary. San Rafael, Calif.: Morgan & Claypool Publishers, 2012. .978-1-60845-900-1.

SPINUZZI, Clay. Tracing . Introduction: Tyrants, Heroes, and Victims in Information Design.In: SPINUZZI, Clay. Tracing Genres Through Organizations. Cambridge: MIT Press, 2003. pp 1-23

BARDZELL, Shaowen. 2010. Feminist HCI: taking stock and outlining an agenda for design. In Proceedings of the 28th international conference on Human factors in computing systems (CHI '10). ACM, New York, NY, USA, 1301-1310. DOI=10.1145/1753326.1753521 http://doi.acm.org/10.1145/1753326.1753521Wajcman, Judy El Technofeminismo. Ediciones Cátedra, Universitat de València. Instituto de la Mujer. 2006.

Ações