Você está aqui: Página Inicial > Destaques > V Mês da Mulher na UTFPR - A resistência nos une e a luta nos liberta
conteúdo

Notícias

V Mês da Mulher na UTFPR - A resistência nos une e a luta nos liberta

Mesa Redonda "MULHERES NA CIÊNCIA" acontece no dia 22/03/2019 - Sala C - 301 - 09 horas
publicado: 28/02/2019 08h32 última modificação: 01/04/2019 09h42 expirado

Estamos organizando o V Mês da Mulher na UTFPR : A resistência nos une e a luta nos liberta. Para tal já temos confirmada a mesa "Mulheres na Ciência" com as seguintes participantes:
Profa. Dra. Marilia Gomes de Carvalho - GeTec/PPGTE/UTFPR
Profa. Dra. Ximena Mujica - Departamento de Matemática/UFPR
Profa. Dra. Camila Silveira da Silva - Departamento de Química - UFPR
Profa. Dra. Silvia Amélia Bim - Departamento de Informática/UTFPR
Profa. Dra. Lindamir Salete Casagrande/UTFPR - Moderadora

ONU: tema do Dia Internacional da Mulher - 2019 - será Tecnologia e Inovação

A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, mais conhecida como ONU Mulheres, divulgou hoje (23) o tema do Dia Internacional da Mulher em 2019. Segundo a organização, este ano a data, celebrada em 8 de março, terá o seguinte mote: "Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança".

Como explica em nota, a ONU Mulheres chegou a esse conceito após considerar que o aperfeiçoamento de sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável pode contribuir para a defesa da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Segundo a nota, para que se atinjam, até 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é necessário investir em "planejamentos que rompam com a situação habitual, a fim de eliminar as barreiras estruturais e garantir que nenhuma mulher e nenhuma menina fique para trás". O ideal seria a criação de sistemas, que possam abranger desde o banco móvel até a inteligência artificial e a internet das coisas, que proporcionem mais inclusão a essa parcela populacional. 

"A inovação e a tecnologia trazem oportunidades sem precedentes. No entanto, as tendências atuais indicam que as lacunas digitais estão se ampliando e que as mulheres estão representadas de maneira insuficiente nos campos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design", diz trecho da nota. "Isso impede desenvolver e influir no desenvolvimento de inovações sensíveis ao gênero que permitam alcançar benefícios transformadores para a sociedade."

A entidade finaliza a mensagem dizendo que o Dia Internacional da Mulher de 2019 abordará visões sobre as lideranças da indústria, as empresas emergentes que estão mudando o panorama no mundo dos negócios, as empreendedoras e os empreendedores sociais, as ativistas e os ativistas que trabalham em favor da igualdade de gênero e as mulheres inovadoras, com o objetivo de examinar como a inovação pode eliminar barreiras.

Edição: Fábio Massalli
http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-01/onu-tema-do-dia-internacional-da-mulher-sera-tecnologia-e-inovacao - Acesso em 28/02/2019.