Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Seminário - PPGTE - TRABALHO DO(C)ENTE: UMA DISCUSSÃO SOBRE INTENSIFICAÇÃO NO TRABALHO NA PÓS E SAÚDE DOCENTE
conteúdo

Notícias

Seminário - PPGTE - TRABALHO DO(C)ENTE: UMA DISCUSSÃO SOBRE INTENSIFICAÇÃO NO TRABALHO NA PÓS E SAÚDE DOCENTE

Palavras-chave: trabalho docente; intensificação do trabalho; saúde docente; pós-graduação.

Joana Alice Ribeiro de Freitas - SEMINÁRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPGTE - Data: 29 de março de 2019 - Horário: 14h às 17h30 - Sala A - 306
publicado: 20/03/2019 12h22 última modificação: 28/03/2019 19h05 expirado

As condições de trabalho às quais estão submetidos os professores vinculados a programas de pós-graduação em universidade públicas sofreram severas modificações desde a década de 1990. A deterioração dessas condições de trabalho tem sido acompanhada pela busca de financiamentos externos à universidade para manutenção da possibilidade de realizar pesquisas acadêmicas. Em paralelo a este processo, acompanhou-se também o aumento das cobranças feitas pelas agências de fomento e avaliação (CNPq e CAPES) aos programas de pós-graduação. Ancorando-se na premissa da íntima relação estabelecida entre trabalho e saúde, é possível problematizar os desdobramentos das condições de trabalho acima referidas no processo de saúde-doença dos professores. Tendo em vista este contexto, realizou-se entre 2015 e 2018, pesquisa de doutorado tomando como campo investigativo os dois programas de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) mais bem avaliados pela CAPES no triênio 2010-2012. À época, ambos programas obtiveram conceito 6 em suas avaliações. A proposta de discussão que aqui se apresenta, pois, toma por base tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto sobre o referido tema. Como objetivo principal propôs-se investigar de que forma se estabelecem e se manifestam as relações entre a precarização do trabalho e a intensificação do trabalho e a saúde de docentes vinculados a dois programas de pós-graduação em uma universidade pública federal. Propõe-se, então, caracterizar o processo de modificação do trabalho de professores das instituições federais de ensino superior, com especial enfoque para a pós-graduação, com o intuito de se compreender o que se observa atualmente na universidade pública brasileira. Em acréscimo, são trazidos achados da pesquisa a que se faz referência no que se concerne à precarização do trabalho, intensificação do trabalho e saúde docente.

 Indicações de leitura:

Freitas, Joana Alice Ribeiro de Freitas. Trabalho do(c)ente: intensificação e adoecimento na pós graduação. Tese de doutorado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

 Resumo de currículo:

A proponente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto. Trabalha e pesquisa temas correlatos aos temas saúde e trabalho em instituições federais de ensino desde 2009. Entre os temas discutidos em suas pesquisas destacam-se: assédio moral, violência no trabalho, precarização do trabalho, intensificação do trabalho, saúde do trabalhador, sempre com vinculação ao servidor público de universidade federais brasileiras.