Notícias
Defesa de mestrado - Marcela Pimenta Furtado Damasceno
Quando 26/02/2021
meet.google.com/vrh-oikw-vzs
Participantes
Orientador(a): Prof. Marcio Rostirolla Adames, Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Marcio Rostirolla Adames, Dr. - UTFPR; Prof. Andre Fabiano Steklain Lisboa, Dr. - UTFPR; Prof. Celso Melchiades Doria, Dr. - UFSC; Examinador Suplente: Prof. Mateus Bernardes, Dr. - UTFPR
Ensinando geometria não euclidiana na educação básica: uma proposta relacionando as geometrias esférica e hiperbólica
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino para a educação básica a qual aborda as geometrias esférica e hiperbólica, com a utilização do software Geogebra. Esse estudo é feito a partir das geometrias dos espaços esférico e hiperbólico, suas projeções e simetrias. Dentro desse contexto, o conceito de geodésica é introduzido. Além disso, os modelos de geometria não euclidiana podem ser obtidos naturalmente de projeções do espaço hiperbólico no plano, o que tem inspiração nas ideias de Beltrami para a criação desses modelos. Essas projeções são análogas a diferentes mapeamentos cartográficos. Dessa forma, há uma conexão entre essas duas geometrias, contribuindo para o processo de aprendizagem de tais conceitos. O estudo de projeções ainda permite, de forma natural, realizar trabalhos artísticos com ladrilhamentos "hiperbólicos", que podem ter apelo visual para os estudantes.
Palavras-chave: Geometria Não Euclidiana; Geometria Esférica; Geometria Hiperbólica; Geodésicas; Projeções; Proposta de ensino.