Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Tamo Junto > Faça intercâmbio na França com a possibilidade de dupla diplomação

Faça intercâmbio na França com a possibilidade de dupla diplomação

Brafitec

São ofertadas quatro bolsas para cursos de Engenharia Mecânica e de Produção
publicado: 28/01/2021 11h54 última modificação: 31/10/2022 10h07
Fachada da Universidades de Tecnologia de Compiègne (UTC) | Foto: divulgação

Bonjour!

Já estudar na França? Chegou a oportunidade de fazer intercâmbio nas Universidades de Tecnologia de Compiègne (UTC), Belfort-Montbéliard (UTBM) ou de Troyes (UTT), com a possibilidade de dupla diplomação.

Vão ser ofertadas quatro bolsas, com duração entre 4 e 12 meses, junto à emissão de passagens de ida e volta e ao auxílio para instalação e seguro-saúde. Os valores e pagamentos são definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do programa Brafitec

Interessou? Se está nos cursos de Engenharia Mecânica ou Engenharia de Produção, prepare-se! Veja os requisitos a seguir:
- Estar regularmente matriculado, entre o 4º e o 8º período.
- Ter coeficiente absoluto de rendimento igual ou maior a 0,7.
- Não ter mais de três reprovações.
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após 2009, com nota mínima de 600 pontos.
- Comprovar pelo menos o nível B1 no idioma francês por um dos testes listados em edital.
- Estar em condições de saúde.

As inscrições são feitas gratuitamente entre 1 e 9 de fevereiro, pelo e-mail brafitec@utfpr.edu.br, com o envio da documentação relacionada no edital. A classificação é feita com base na pontuação que considera atividades listadas e o coeficiente acadêmico. O resultado preliminar é divulgado no dia 15 do mesmo mês.

A relação de candidatos selecionados vai ser encaminhada para análise da Capes, que fará a concessão de acordo com a disponibilidade financeira. Para mais informações, acesse o edital 2/2021 da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Também fique por dentro de outras novidades na página Tamo junto e na área internacional.

Mais sobre o Brafitec e Dupla Diplomação
O programa Brafitec é promovido pela Capes para estimular a projetos conjuntos entre instituições brasileiras e francesas, em nível de graduação na área de Engenharia.

Já a Dupla Diplomação é promovida por meio de convênios com instituições estrangeiras. O processo possibilita o afastamento temporário do estudante com direito a dois diplomas, após a conclusão dos estudos. Até o momento, a UTFPR tem 16 acordos firmados nesta modalidade com instituições da Argentina, França, Itália, de Portugal e do Reino Unido.