Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

publicado: 11/07/2018 10h00 última modificação: 11/07/2018 10h30
Charles Damasceno

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC) recebe as inscrições de trabalhos relacionados ao tema "Inovações para a conservação da natureza e transformação social" até o dia 31 de julho. Ao todo, estão disponíveis cinco categorias distintas.

Na categoria "Mestre e Doutor", podem concorrer mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, com menos de 40 anos. Já, na "Estudante do Ensino Superior", participam alunos ou egressos, com menos de 30 anos, que cursam uma graduação ou a tenham concluído a partir de janeiro de 2017. Outra delas é a "Estudante de Ensino Médio",  direcionada a discentes com menos de 25 anos, regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio, Profissional ou Tecnológico. Será tido como referência o dia 31 de dezembro de 2018 para a consideração das idades dos candidatos.

Além disso, há mais duas categorias: "Mérito Científico", voltada ao pesquisador doutor que se destacou na área temática ao longo da sua trajetória, e "Mérito Institucional", referente a instituições dos ensinos médios e superior com o maior número de trabalhos qualificados. No site do PJC, é  possível encontrar aulas online sobre o tópico para auxiliar os participantes.

Aos vencedores, serão concedidas bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira a seguir as linhas de pesquisa e os subtemas aceitos:

Linhas de Pesquisa para Mestre e Doutor e Estudante do Ensino Superior
1) Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas;
2) Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano;
3) Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais;
4) Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza;
5) Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza;
6) Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira;
7) O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima;
8) Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade;
9) Produção e consumo ambientalmente sustentáveis;
10) Tecnologias digitais para transformação social; e
11) Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

Subtemas do Estudante do Ensino Médio
1) Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas;
2) Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza;
3) Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar;
4) Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza;
5) Tecnologias digitais para a conservação da natureza, e
6) Tecnologias digitais para transformação social.

Para mais informações, confira o site do PJC.