Apresentação
Sobre o Curso
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é um curso presencial em nível de graduação que confere aos concluintes o título de Bacharel em Ciência da Computação. O curso tem duração mínima de 8 semestres, sendo que as aulas são ministradas nos turnos da tarde e noite. O curso conta com corpo docente formado por mestres e doutores atuantes em diferentes áreas da computação e laboratórios de informática específicos e de uso geral.
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar profissionais habilitados a atuar em pesquisa, gestão, desenvolvimento e avaliação de sistemas computacionais voltados para a solução de problemas de natureza diversificada. O curso prepara o aluno para as áreas de: inovação, planejamento e gerenciamento de informação e infraestrutura dos sistemas computacionais; desenvolvimento e evolução de sistemas para o uso de processos organizacionais, departamentais e/ou individuais; e por fim, atuar como um empreendedor. Recentemente o curso recebeu conceito 5 (nota máxima) no Enade 2017, obtendo a 19ª melhor nota entre os 331 cursos de Ciência da Computação do país.
Atuação
O profissional formado em Ciência da Computação pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
- Desenvolvedor de soluções computacionais: desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador, gerente de desenvolvimento, gerente de projetos, entre outros.
- Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação: exercer funções como a de analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infraestrutura, entre outros.
- Gestor de Sistemas de Informação: assumir papel como gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação, entre outros.
- Analista de Negócios: identificar oportunidades competitivas, a partir da aplicação de novas tecnologias, avaliando e identificando melhores práticas nos processos de negócio da empresa e do mercado; propor implementações para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos processos; dimensionar o impacto de alterações de negócio nos sistemas sob sua responsabilidade; apoiar a integração de sistemas e dados dentro de sua área e com as demais áreas; sustentar o cumprimento e disseminar os padrões corporativos de computação.
- Profissional liberal: prestar consultoria no desenvolvimento de produtos na área de computação.
- Pesquisador: desenvolver pesquisas científicas agindo como um agente transformador que cria novos paradigmas e desenvolve novas tecnologias na área de sistemas computacionais, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico na área de Computação.
Ficha resumida do curso |
Turno: Integral (vespertino e noturno) |
Autorização e Reconhecimento |
- Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 43/11 – - Reconhecido pela Portaria MEC nº 1032, em 23 de |