Apresentação
Sobre o Curso
O curso de Engenharia de Computação da UTFPR Curitiba é o primeiro desta modalidade a ser oferecido por uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior no Paraná, desde 2007. O curso oferece uma sólida formação que permite a atuação em sistemas de hardware e software. Esta formação vai desde os conceitos mais básicos em programação, matemática, física, estrutura de dados e eletrônica; até tópicos específicos em áreas como bancos de dados, sistemas embarcados, inteligência artificial, controle, visão computacional, redes de computadores, engenharia de software, simulação e interação humano-computador. A formação com foco em projetos práticos e integradores desenvolve nos egressos uma visão generalista e contextualizada dos seus conhecimentos, além da capacidade de ser autodidata, criativo e inovador. Além a formação técnica e científica, o curso também oferece uma visão empreendedora, humanística e interdisciplinar, formando profissionais capazes de atuar como líderes no mercado de trabalho. Profissionais formados no curso atuam em diversas empresas e setores, no Brasil e no exterior. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e figura entre os melhores do país em avaliações realizadas por órgãos oficiais. Em todas as edições do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nas quais participaram, nossos egressos atingiram o conceito na faixa máxima (5). Desde 2014, o curso tem recebido também o conceito máximo (5 estrelas) do Guia do Estudante.
Atuação
O Engenheiro de Computação é um profissional capacitado para atuar em todas as etapas de um sistema computacional, incluindo hardware e software. Isto inclui especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como realizar a integração dos recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades de organizações em geral. Dentre as áreas do mercado de trabalho nas quais o profissional formado em Engenharia de Computação pode atuar, encontram-se:
- Automação
- Sistemas embarcados
- Sistemas inteligentes
- Tecnologia da informação e comunicação
- Outro, conforme o conjunto de optativas cursado
Ficha resumida do curso |
Turno: Manhã e Tarde |
Autorização e Reconhecimento |
- Autorização: Resolução COEPP nº 84/06, de 17 de novembro de 2006. - Reconhecimento: Portaria MEC nº 652/13, de 10 de dezembro de 2013, |