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Apresentação

por admin publicado 31/10/2018 16h13, última modificação 16/06/2023 11h59

Sobre o Curso

 

O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Curitiba é ofertado desde 2011 com a finalidade de formar profissionais em nível superior para atuarem na docência da disciplina de Matemática na Educação Básica, particularmente, no Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio. A estrutura curricular está planejada de modo que possibilite ao graduando uma sólida base de conteúdos matemáticos e uma formação pedagógica, humana e cultural a fim de desenvolver as competências e habilidades próprias do educador matemático.

Desde a sua criação, o Curso de Licenciatura em Matemática do campus Curitiba vem enfrentado o desafio de assumir a responsabilidade social em articular ensino, pesquisa e extensão em suas atividades acadêmicas, com vistas a minimizar a carência de professores para a Educação Básica e servir como referência na qualificação de professores para a Educação Básica. Apresenta em seu escopo uma formação do professor de Matemática para a Educação Básica, com um currículo que articula conteúdo, ensino e aprendizagem, numa perspectiva que visa minimizar a dicotomia entre teoria e prática.

Organização Didático-Pedagógica do Curso

 

A formação do professor de Matemática para a Educação Básica demanda o aprofundamento da compreensão dos significados dos conceitos matemáticos, de modo que o estudante possa identificar as potencialidades da Matemática na formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania. Na matriz curricular do curso, as unidades e os componentes curriculares estão estruturadas de modo a contemplar as representações que os estudantes possuem dos conceitos matemáticos e dos processos escolares, e a construção de uma visão global desses e demais conteúdos a serem aprendidos de maneira teoricamente significativa, em consonância com os objetivos geral e específicos delineados.

Para uma melhor compreensão da organização do curso, organizamos as unidades e os componentes curriculares em conjuntos com temas e/ou características transversais comum. Assim, os conjuntos com temas e/ou características transversais comum, denominados no PPC de espaços curriculares, são: Conhecimentos Básicos de Educação, Conhecimentos Metodológicos Específicos, Conhecimentos das Unidades Temáticas da BNCC, Conhecimentos Básicos de Matemática, Conhecimentos Complementares e/ou Interdisciplinares e Estágio Supervisionado Curricular.

 

Compreende o espaço curricular dos Conhecimentos Básicos de Educação as unidades curriculares que correspondem aos conhecimentos da Ciência da Educação e dos Fundamentos da Educação, tais como, História da Profissão Docente, Psicologia da Educação, Fundamentos Sociológicos da Educação, Didática, Currículo e Conhecimento Escolar, Política Educacional, Educação Especial e Processos Inclusivos, Pesquisa em Educação, Gestão Escolar e Libras.

Fazem parte do espaço curricular dos Conhecimentos Metodológicos Específicos as unidades curriculares que correspondem aos conhecimentos que possibilitem o domínio pedagógico do conteúdo, tais como, Laboratório de Ensino de Matemática, Didática da Matemática, Metodologias no Ensino de Matemática, Organização e Planejamento do Ensino de Matemática, Tecnologias no Ensino de Matemática e Avaliação em Educação Matemática.

No espaço curricular dos Conhecimentos das Unidades Temáticas da BNCC estão as unidades curriculares que correspondem aos saberes específicos previstos na BNCC, tais como, Ensino e Aprendizagem de Geometria Plana, Matemática Recreativa, Construções Geométricas e Geometria Descritiva, Pensamento Algébrico, Raciocínio Espacial no Ensino e Aprendizagem de Geometria, Ensino e Aprendizagem de Funções, Geometria Analítica, Fundamentos de Aritmética, Educação Estatística e Educação Financeira. Nestas unidades curriculares, além de apreender teoricamente os conceitos fundamentais dos conteúdos matemáticos de cada uma, será possibilitado a articulação com os aspectos importantes sobre o ensino destes conceitos na Educação Básica, tais como: vivência dos estudantes sobre estratégias para os processos de ensino e aprendizagem destes conteúdos com vistas para a compreensão do conhecimento pedagógico do conteúdo; vivência, aprendizagem e utilização da linguagem digital em situações de ensino e de aprendizagem; resolução de problemas, engajamento em processos investigativos de aprendizagem, atividades de mediação e intervenção na realidade, realização de projetos e trabalhos coletivos, e adoção de outras estratégias que propiciem o contato prático com o mundo da educação e da escola; vivência e aprendizagem de metodologias e estratégias que desenvolvam, nos estudantes, a criatividade e a inovação.

Já no espaço curricular dos Conhecimentos Básicos de Matemática fazem parte as unidades curriculares que correspondem aos saberes específicos de Matemática, tais como, Fundamentos de Matemática, Cálculo Diferencial, Cálculo Integral, Álgebra Linear, Cálculo de Funções de Várias Variáveis, Fundamentos de Álgebra e Fundamentos de Análise.

Articulando esses conhecimentos, organiza-se o espaço curricular dos Conhecimentos Complementares e/ou Interdisciplinares, composto por unidades curriculares tais como Filosofia da Ciência e da Tecnologia, Recursos Tecnológicos Aplicados à Matemática, Introdução à Estatística, Programação e Métodos Numéricos, as unidades curriculares optativas, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as Atividades Acadêmicas de Extensão (AAEs).

Como eixo central do curso, tem-se o espaço curricular do Estágio Supervisionado Curricular, no qual a prática deverá ser engajada e incluir a mobilização, a integração e a aplicação do que foi aprendido no curso, composto pelas unidades curriculares Estágio Supervisionado na Educação Básica, Estágio Supervisionado no Ensino Médio, Estágio Supervisionado no Ensino Profissionalizante ou EJA e Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental.

A estrutura curricular pode ser consultada aqui

 

Atuação

 

O profissional formado em Licenciatura em Matemática pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

- professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio;

- editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância;

- espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus e em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais;

- atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 

Avaliações Externas

 

Nas avaliações externas o curso tem obtido ótimos resultados. Apresentamos os resultados obtidos.

 

Avaliações governamentais (INEP):

 

O curso de Licenciatura em Matemática do campus Curitiba participou de três edições do ENADE: 2014, 2017 e 2021. 

Os conceitos utilizados no ENADE variaram de 1 a 5, e, à medida que esse valor aumenta, melhor terá sido o desempenho no exame. Nas três edições, o conceito ENADE obtido pelo curso foi 5, nota máxima.

Fonte: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro

 

No quadro abaixo apresentamos a evolução do desempenho dos concluintes nos componentes Formação Geral e Conhecimento Específico:

ano

nº de inscritos

Nota Bruta - Formação Geral

Nota Padronizada - Formação Geral

Nota Bruta - Conhecimento Específico

Nota Padronizada - Conhecimento Específica

Conceito Enade - Contínuo

2014 

 4

53,2

2,5

55,3

5,0

4,381

2017

 14

61,4286

3,8753

55,4857

4,2090

4,1256

2021

 36

50,881

4,556

67,13

4,48

4,499

 

Avaliações não governamentais:

 

Nas avaliações realizadas pelo Guia da Faculdade (parceria da Quero Educação com o jornal O Estadão) também obtivemos ótimos resultados. No ano de 2022 o curso obteve cinco estrelas.

 

 LABORATÓRIOS

 

O curso conta com os seguintes laboratórios para o apoio às atividades de ensino, extensão e pesquisa:

 

LEMAT - Laboratório de Ensino de Matemática

 

Conheça mais atividades do curso visitando o site do LEMAT: https://sites.google.com/view/laboratorio-matematica-utfpr/

 

LIMAT - Laboratório de Informática do DAMAT

 

Conheça o Departamento Acadêmico de Matemática do campus Curitiba visitando o site do DAMAT: https://damat.ct.utfpr.edu.br/

 

Ficha resumida do curso

 

Turno: Matutino
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.300 horas
Estágio Curricular: 405 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Licenciado em Matemática
Início das Atividades: Primeiro Semestre de 2011

 

Fundamentação Legal:

 

Autorização Abertura do Curso: Resolução COEPP/UTFPR nº 117/10, de 17 de setembro de 2010

Reconhecimento de Curso: Portaria MEC nº 304, de 16/04/2015

Alteração de PPC: Resolução COGEP/UTFPR nº 105/2016, de 15 de dezembro de 2016

Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria MEC nº 923, de 27/12/2018

Alteração do PPC: Resolução COGEP/UTFPR nº 217/2022, de 22 de dezembro de 2022