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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

por tassia publicado 31/10/2018 16h32, última modificação 02/09/2022 17h59

O Estágio Supervisionado é uma unidade curricular que propõe atividades pedagógicas articuladas às componentes curriculares. Um canal de comunicação e articulação entre a escola e o trabalho, entre a teoria cientifica e a prática profissional. O Estágio Supervisionado tem a função de aproximar a prática acadêmica, muitas vezes sem o foco na atividade do professor, com a atuação docente. Por essa perspectiva, o Estágio Supervisionado, ligado às atividades práticas como componentes curriculares (APCC) e o conteúdo especifico de Matemática tem por objetivo colocar o futuro professor em situações reais de ensino e aprendizagem, trabalhando a produção de significado para um texto do discurso matemático, bem como para o significado desses conhecimentos para a vida em sociedade e para o devir de cada um.

Com o Estágio Supervisionado procura-se oferecer condições para que os futuros professores possam:
- conhecer a realidade, atentando para as complexidades e particularidades da rede oficial de Ensino Básico,
- entender e participar das relações e tensões presentes nessas unidades educacionais,
- analisar os anseios dos diversos segmentos envolvidos no processo educacional,
- entender qual o papel social, político, cultural e educacional que a escola desempenha e que tem possibilidade de desempenhar na sociedade,
- conhecer o projeto pedagógico da escola de educação básica na qual está estagiando, bem como ter a oportunidade de participar de sua elaboração, nas reuniões marcadas pela escola para essa finalidade,
- reconhecer e compreender o papel do professor na elaboração do projeto pedagógico da unidade escolar onde atua,
- ter contato com os direitos e deveres de alunos e professores dentro do sistema educacional.

Com a realização do Estágio Supervisionado os assuntos que permeiam as ações didático-pedagógicas nas escolas de educação básica e são objeto de estudo no curso de licenciatura, passam a ser discutidos, pelo aluno, com maior grau de proximidade. Conhecer as teorias e participar da prática criam uma praxis que vai produzindo um sentido que não o usual ou simplesmente teórico para as concepções didático-pedagógicas e ações desenvolvidas. A vivência influencia o conhecimento do tema e ressalta a importância da produção de significado pelo profissional, valoriza essa produção tanto para o desenvolvimento de conteúdos  de diferentes âmbitos do conhecimento matemático, quanto para a prática pedagógica.

 

Contatos

Responsável pelo estágio obrigatório: EDNA SAKON BANIN

E-mail: ednas[2]professores.utfpr.edu.br


 

Responsável pelo estágio não obrigatório: LUCIANA SCHREINER DE OLIVEIRA

E-mail: lucianaoliveira[2]utfpr.edu.br

 

Documentos