Projetos de Graduação
Subprojeto PIBID Química da UTFPR
A Química ocupa uma posição socioeconômica que influencia setores produtivos como saúde e produção energética. Mas Ela ainda enfrenta dilemas, como a sua imagem pelo uso inadequado do conhecimento científico e o discurso de que é difícil, desinteressante e apartada da realidade dos alunos.
O principal objetivo do Subprojeto-Química é a construção de saberes pedagógicos e desenvolvimento dos conteúdos curriculares em uma concepção crítica da Ciência, da Química e do seu Ensino. Essa forma de entender e agir sobre o ensino de Química, utilizará metodologias, materiais e recursos educacionais que privilegiem o papel ativo do sujeito na construção do conhecimento.
Com isso, o PIBID-Química possibilita a apropriação de concepções e práticas para a independência profissional com o aperfeiçoamento das habilidades de leitura, de escrita e da falas dos licenciandos, ao se tornarem os docentes das turmas de química. Além de planejar e desenvolver as atividades docentes em torno da inovação, da ética profissional, da criatividade, da inventividade e a interação entre pares. Ações alicerçadas sob o viés do pluralismo metodológico, da interdisciplinaridade e da autonomia dos núcleos que o compõem, articuladas em três dimensões estruturantes e integradas.
A epistemológica, integra contribuições da História e Filosofia da Ciência e relações CTS, para construção de uma imagem crítica da natureza da atividade científica. Para a Química, um saber interdisciplinar articulado nos níveis macro, submicroscópico e simbólico.
Na metodológica tem os modelos, metodologias, estratégias e perspectivas de ensino que promovam o ensino-aprendizagem de conceitos químicos, em relação às suas características epistemológicas, metodológicas e axiológicas, de forma interdisciplinar, usando: Ensino por Investigação, Situações de Estudo, Estudo de Caso, Três Momentos Pedagógicos, etc.
A de materiais e recursos traz: objetos físicos, figuras de linguagem, estratégias cognitivas, posturas motivacionais para integrar as duas primeiras dimensões como recursos para as atividades didáticas. O ensino de conceitos científicos, com a modelização, uso crítico de analogias e metáforas, análise crítica do livro didático, integração de TIC, uso do lúdico, dinâmicas de grupos, mapas conceituais, experimentação laboratorial.
Neste subprojeto, o as três dimensões são o pressuposto estruturador da formação dos professores, tanto dos licenciandos como dos professores supervisores – parte fundamental na (re)construção da base dos saberes para a ação de ensinar bem sucedida, aproximando Escola-Universidade.
Com isso, tem-se os objetivos:
- Desenvolver a formação inicial dos licenciandos e continuada dos supervisores, para a melhoria da qualidade da educação básica pública.
- Analisar a realidade socioeconômica dos educandos para que as intervenções sejam coerentes com ela.
- Aprimorar a formação dos licenciandos articulando conhecimentos científicos e sua transposição didática para a educação básica.
- Propiciar a organização, o desenvolvimento e a adequação dos conteúdos de Química utilizando diferentes metodologias, abordagens e estratégias na escola.
- Propor estratégias para o ensino dos conceitos de Química, tendo Ela como uma ciência viva, histórica e presente na vida dos alunos.
- Sistematizar as ações desenvolvidas nas escolas no formato de artigos, compartilhando com a comunidade acadêmica, escolar e a sociedade em geral.
- Constituir uma imagem crítica da atividade científica, considerando aspectos históricos, filosóficos e relações CTS para a formação de um cidadão crítico com atividades sobre a natureza da Química.
Participantes do PIBID Química – UTFPR Curitiba
Participam 24 alunos/bolsistas da Licenciatura em Química da UTFPR – Curitiba, cujas ações são realizadas em 03 escolas públicas estaduais da rede estadual de ensino acompanhados por 03 professoras supervisoras docentes da disciplina de Química no Ensino Médio, nos seguintes Colégios Estaduais localizados em Curitiba – Paraná: Pedro Macedo; Prof. Francisco Zardo; Senhorinha M. Sarmento.
Olimpíada Paranaense de Química
Objetivos:
I – descobrir jovens com talentos e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornar-se futuros profissionais químicos;
II – incentivar na população jovem o interesse para o estudo desta ciência, e permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico;
III – promover o entrosamento entre professores e estudantes das escolas de ensino médio e fundamental visando o enriquecimento de suas formações;
IV – estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química capacitando jovens a identificar, desenvolver e divulgar os benefícios que esta ciência pode oferecer para a humanidade;
V – contribuir para a formação de quadros na área da Química com a perspectiva de continuidade em cursos de pós-graduação e reposição dos contingentes de docentes e de pesquisadores;
VI – identificar os melhores estudantes de química do ensino médio, estimulando-os com distinções no meio estudantil, através de premiações e possibilidade de participarem das olimpíadas nacional e internacional.