Apresentação
Sobre o Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia (CSTR) tem como objetivo formar profissionais que estejam preparados para um trabalho que englobe o princípio de funcionamento de equipamentos de diagnóstico por imagens e as diversas maneiras com que eles podem ou não ser utilizados, visando sempre uma melhor qualidade em seu trabalho e proporcionando maior conforto e segurança ao paciente e a toda a comunidade envolvida.
O funcionamento do CSTR foi aprovado em 1999 pela Resolução nº 57/99 do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). O curso iniciou suas atividades no 1º semestre de 2000 com sua primeira matriz curricular (no 405). No ano de 2005, o CSTR foi reconhecido pela Portaria MEC 1.918/05, obtendo o conceito A e foi denominado de Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica. Em 2007, o curso passou a se chamar Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, de acordo com a Portaria MEC nº 10/06. O CSTR da UTFPR obteve o conceito máximo na prova do Enade, classificando-se como o 1º do Brasil dentre os cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia no ano de 2010. Ainda em 2010, o reconhecimento do curso foi renovado pela portaria MEC 126 de 25/08/2010. No ano de 2015 o curso obteve conceito 4 na prova do Enade de 2013. No ano de 2017 o curso obteve nota 5 na prova Enade de 2016 e teve o reconhecimento renovado, através da Portaria MEC 374 de 2018. No ano de 2020, o curso obteve nota 5 na prova Enade de 2019.
Outras informações sobre o curso:
- A entrada no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia (CSTR) na UTFPR ocorre, exclusivamente, pelo processo do SISU (Sistema De Seleção Unificada) do MEC, que utiliza a nota do ENEM mais recente. Não há a realização de vestibular.
- São realizados dois processos de entrada por ano (1º e 2º semestres) e, ao todo, 52 alunos ingressam no curso por ano.
- O curso é gratuito e presencial (não temos modalidade EAD).
- Há auxílio estudantil, caso o aluno se encaixe nos critérios.
Atuação
O profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
- Radiodiagnóstico (Radiologia Convencional, Tomografia Computadorizada, Fluoroscopia, Mamografia, Densitometria Óssea, Radiologia Odontológica, Radiologia Veterinária);
- Ressonância Magnética;
- Medicina Nuclear;
- Radioterapia;
- Radiologia Industrial.
Ficha resumida do curso |
Turno: Vespertino |
Autorização e Reconhecimento |
- Autorização: Aprovado o funcionamento pela Resolução - Reconhecimento: Portaria MEC 1.918/05, obtendo o |