Defesa de TCC: Panorama das Telecomunicações a Partir do Período de Pandemia de Covid-19
- https://antigo.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-tecnologia-em-sistemas-de-telecomunicacoes/agenda/copy11_of_defesa-de-tcc-virtual-integracao-de-ferramentas-para-um-firewall-modular-e-escalavel-com-o-uso-de-containers-e-computadores-de-placa-unica
- Defesa de TCC: Panorama das Telecomunicações a Partir do Período de Pandemia de Covid-19
- 2022-08-25T14:00:00-03:00
- 2022-08-25T15:00:00-03:00
- Defesa de TCC do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
- Quando
-
25/08/2022 de 14h00 até 15h00(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Título: Panorama das Telecomunicações a Partir do Período de Pandemia de Covid-19Aluna: Luzia Tatiane Dias BeliatoOrientadora: Profa.Tânia Lúcia Monteiro
Data-Hora: 25/08/20225 às 14:00
Local: Sala de Reuniões do DAELN
Resumo:
O presente estudo aborda algumas características e reações de diversos setores, que resultaram da pandemia da COVID-19 em relação aos impactos causados nos serviços de telecomunicação no Brasil. O estudo usou como principal aporte teórico, os dados publicados por órgãos especializados no setor de telecomunicações: ANATEL, CETIC e IUT entre os anos de 2019, 2020 e 2021. O objetivo do trabalho é analisar impactos e ações decorrentes nos sistemas de telecomunicações durante o período de pandemia de COVID-19, levando em consideração os aspectos causados da migração massiva dos serviços essenciais da sociedade para o mundo digital. Os dados apresentados sugerem a migração desses serviços para a web de forma desordenada e repentina, provocando sua utilização em massa e consequentemente uma série de reclamações dos usuários, tais como: travamentos, quedas de rede e má qualidade do sinal desses serviços. Conclui-se que a avaliação qualitativa e quantitativa dessa nova realidade foi fundamental para que o sistema não colapsasse. A partir disso, foram tomadas ações e respostas de emergência, impacto, recuperação e um novo normal, envolvendo atores fundamentais na área de telecomunicações, como o governo, consumidores/usuários, empresas e negócios.