Defesa de TCC: Notificação de Falhas em Redes de Computadores via Chamada VoIP
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- Defesa de TCC: Notificação de Falhas em Redes de Computadores via Chamada VoIP
- 2019-12-16T13:00:00-03:00
- 2019-12-16T14:00:00-03:00
- Defesa de TCC do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
- Quando
-
16/12/2019 de 13h00 até 14h00(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Sala de Reuniões do DAELN, Bloco Q, UTFPR Curitiba
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- iCal
Título: NOTIFICAÇÃO DE FALHAS EM REDES DE COMPUTADORES VIA CHAMADA VOIP
Aluno: Casse Jones Ferreira de Lima (1515705)
Orientadora: Tânia Lúcia Monteiro
Data/hora: 16/12/2019 às 14:00
Local: Sala Reuniões DAELN - Sede Centro
Resumo do TCC: Com o constante crescimento do mercado de tecnologia da informação, a população encontra-se cada vez mais dependente de sistemas computacionais, isso se aplica a diversas áreas, como ambientes corporativos, lazer, saúde, segurança, educação e facilidades que beneficiam e até mesmo melhoraram a qualidade de vida das pessoas no mundo inteiro, como por exemplo: sistemas de bancos, hospitais, sistemas do governo, faculdades, serviços delivery de comida e afins. Junto ao crescimento deste mercado, a preocupação com segurança e suporte destes serviços tem sido bastante notada. Diante desta realidade o monitoramento de falhas de redes e serviços, são essenciais para a disponibilização dos sistemas computacionais pelo maior tempo possível. Grandes empresas possuem centros de monitoramento 24 horas por dia e 365 dias por ano. *No entanto, a maioria das empresas de pequeno e médio porte possuem um quadro reduzido de funcionários e recursos, que apresentam, normalmente, dificuldades para monitorar suas redes e serviços, principalmente fora do horário comercial. Sendo assim, este trabalho busca integrar duas ferramentas de monitoramento e suporte existentes no mercado, as quais são: o Zabbix (ferramenta de monitoramento de rede) e o Asterisk (ferramenta de acionamento por chamadas VOIP). Com essa integração é esperado que as empresas possam ter um maior índice de tratamento aos incidentes, uma vez que se pode configurar o sistema (Zabbix e Asterisk) para que realize ligações, e notifique um ou mais usuários em casos de incidentes a serem tratados.