Apresentação
Sobre o Curso
O Curso de Graduação em Agronomia é composto por dez semestres, com 4.255 horas, e foi reconhecido pelo ministro da Educação através da Portaria nº 1.034/2015 de 23 de dezembro de 2015.
O curso se destaca por formar profissionais com sólido conhecimento técnico-científico, responsabilidade social e ambiental, capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, de forma a torná-los produtivos e ambientalmente sustentáveis.
A agronomia é um campo multidisciplinar das ciências agrárias, que inclui áreas aplicadas das ciências naturais ou biológicas, exatas, sociais e econômicas, que, em conjunto, visam compreender os aspectos filosóficos e técnicos da agricultura e melhorar a prática agrícola, otimizando a produção. O profissional de Agronomia possui campo de atuação vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, meio ambiente, administração rural e pesquisa.
Nesta linha, da excelência em educação. O curso possui programas como os de grupos PETs, que estimulam os acadêmicos a desenvolver aptidões em pesquisa e, extensão aprimorando o senso crítico e a cidadania; o programa de mobilidade estudantil internacional e de dupla diplomação ampliando a troca de conhecimentos e experiências.
Atuação
O profissional formado em Agronomia pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
1 - Engenharia rural: construções para fins rurais e suas instalações complementares; irrigação e drenagem para fins agrícolas; mecanização na agricultura; agricultura de precisão; implementos agrícolas; estradas rurais; instalações elétricas de pequeno porte em baixa tensão para fins agropecuários; topografia; desmembramento e remembramento; geociências.
2 - Fitotecnia: ecologia; biologia agrícola; microbiologia agrícola; química agrícola; culturas agrícolas; melhoramento vegetal; produção de sementes; biotecnologia; recursos naturais renováveis; agrometeorologia; defesa sanitária; biometria; parques e jardins; impactos ambientais.
3 - Silvicultura: métodos silviculturais, manejo e produção florestal.
4 - Solos: edafologia; química agrícola; fertilizantes e corretivos; processo de cultura e de utilização de solo; impactos ambientais.
5 - Sócio-economia: sociologia rural, economia rural e crédito rural; seus serviços afins e correlatos.
6 - Tecnologia de alimentos: tecnologia de transformação (açúcar, amidos, óleos, laticínios, vinhos e destilados); química agrícola; microbiologia; beneficiamento e conservação dos produtos animais e vegetais; zimotecnia.
7 - Zootecnia: nutrição animal; manejo e melhoramento animal; agropecuária; agrostologia; bromatologia e rações; impactos ambientais.
Ficha resumida do curso |
Turno: Integral |
Autorização e Reconhecimento |
- Autorização: Autorizado o funcionamento pela - Reconhecimento: Curso reconhecido pela Portaria |