As Atividades Complementares são aquelas realizadas de forma adicional, paralelas às demais atividades acadêmicas, com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem do discente de Licenciatura em Informática, privilegiando atividades de complementação da formação social, humana, cultural e profissional, assegurando seu caráter interdisciplinar em relação às diversas áreas do conhecimento.
Área Acadêmica
O Centro Acadêmico Alan Turing de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), denominado pela sigla CALI, foi fundado em 30 de outubro de 2017, é uma associação civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, sem filiação político-partidária ou religiosa, livre e independente dos órgãos públicos e governamentais. É a entidade de representação dos estudantes do curso superior de Licenciatura em Informática da UTFPR, Câmpus Francisco Beltrão.
O Estágio Supervisionado Obrigatório tem um papel muito importante para a formação docente no que tange a análise da realidade educacional a partir dos fundamentos teóricos e metodológicos apropriados no processo formativo até então. Isso significa que o processo de estágio permite ao sujeito em formação estabelecer uma relação teórico-prática no contexto escolar. Já o estágio não obrigatório pode ser realizado pelos estudantes que estejam matriculados, no mínimo, no 2º período nos cursos da UTFPR. A jornada diária do Estágio será compatível com o horário escolar do estudante e não ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais
O curso de Licenciatura em Informática da UTFPR possui convênio de dupla diplomação firmado com o Instituto Politécnico de Bragança, sediado em Portugal. O convênio foi firmado em 2015 e é destinado aos alunos do sétimo semestre.
O Curso de Licenciatura de Informática participa dos Projetos PIBID. O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC ou TC) compreende a elaboração da proposta do trabalho científico e/ou tecnológico, desenvolvimento do trabalho, redação da monografia e apresentação do trabalho. A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso ocorrerá na apresentação para banca examinadora em sessão aberta aos acadêmicos do curso.