Apresentação
Sobre o curso
Ao longo do século XX, assistimos a um notável desenvolvimento científico e tecnológico em todos os setores, apoiado no uso intensivo de novos e cada vez mais sofisticados materiais. Tornou-se evidente que Ciência e Engenharia de Materiais constituía um importante e atraente campo de atuação profissional, logo surgindo os primeiros cursos de formação na área. O engenheiro de materiais é o profissional que se dedica ao estudo e desenvolvimento dos materiais cerâmicos, metálicos, polímeros e compósitos para aplicações tecnológicas. Seu campo de atuação está na linha de frente da alta tecnologia, pela simples razão que todos os avanços tecnológicos dependem de avanços nos materiais.
Análise da estrutura dos materiais, investigação e análise de falhas, projetos de materiais e de processos de fabricação, execução de testes, seleção de materiais e análise de desempenho de materiais e componentes estão entre as atividades típicas do engenheiro de materiais.
O mercado de trabalho é muito abrangente, incluindo importantes setores da economia como os de eletroeletrônica e computação, comunicações, transporte, energia, petróleo e petroquímica, biomédica, construção mecânica, indústria de transformação, entre outros. O engenheiro de materiais tem se destacado ainda em projetos de pesquisa e desenvolvimento, oferecendo soluções inovadoras em materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos.
O curso é ministrado em período integral e o tempo normal para a conclusão do curso corresponde a 10 semestres letivos (5 anos).
Atuação
O profissional formado em Engenharia de Materiais pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
- Fornecimento de matérias-primas
- Indústrias de transformação
- Pesquisa e desenvolvimento de produtos e aplicações
- Consultoria e assistência
- Institutos de pesquisa e de desenvolvimento científico tecnológico
Ficha resumida do curso |
Turno: Diurno |
Autorização e Reconhecimento |
Ato de autorização: Portaria MEC nº 324, de 08 de agosto de 2011. |