Apresentação
Sobre o Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR - Câmpus Pato Branco vem consolidando-se em uma estrutura com identidade própria, conformeestabelece o artigo 1º, Resolução CNE/CP2 de 19/02/02, inserida num sistema tecnológico, segundo os artigos 2º, 3º e 4º da Lei 11.184/05, com ampla visão humanística.
O presente curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a Educação Básica (Ensino Fundamental – anos finais e Médio), com identidade definida pelo seu conhecimento, por meio de currículo amplo e flexível que possibilite aos
alunos saberes nas principais áreas da Matemática contemporânea (Lógica, Álgebra, Geometria e Análise) aliados a uma formação educacional de qualidade (com disciplinas sobre Didática, Psicologia e leis educacionais, além das metodologias específicas de ensino de Matemática) e noções de outras áreas ligadas à Matemática, como Física, Estatística e Computação.
Atuação
O profissional formado em Licenciatura em Matemática pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
- Magistério no Ensino Fundamental (6º ao 9º anos);
- Magistério no Ensino médio e/ou técnico;
- Ingressar na Pós-Graduação em diversas áreas (Engenharias, Educação, Educação Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, para citar algumas), dessa forma estar apto para atuar no ensino superior;
- Outras formas de ensino não formais, como feiras de divulgação científica, museus, entre outros;
- Em editoras bem como em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância;
- Em empresas que demandem sua formação específica e instituições que desenvolvem pesquisas educacionais;
- De forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
Ficha resumida do curso
Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.315 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Licenciado(a) em Matemática
Início das Atividades: 1º semestre/1996
Autorização e Reconhecimento
- Autorização: Decreto MEC nº 57736 de 11/03/1996
- Reconhecimento: Portaria MEC nº 2090 de 21/12/2000