Linhas de Pesquisa
Objetivos e Docentes | Linhas de Pesquisa e Projetos
1) Comunicação e Processamento de Dados
Comunicação e Processamento de Sinais
(Prof. Emílio C. G. Wille, Prof. Glauber G. O. Brante, Prof. João Luiz Rebelatto e Prof. Richard Demo Souza)
Descrição: projeto e análise de sistemas de comunicações digitais, com ênfase em códigos corretores de erros, comunicações sem fio e processamento de sinais para comunicações.
Processamento de Imagens e Vídeo
(Prof. Alexandre A. P. Pohl e Profa. Keiko V. O. Fonseca)
Descrição: processamento de imagens objetivando sua proteção (por exemplo, através de marca d'agua digital), transmissão e armazenamento. Objetiva-se também o desenvolvimento e implementação de métricas para análise de qualidade de vídeo digital com emprego de algoritmos baseados em sistemas com referência, referência reduzida ou sem referência.
2) Redes e Sistemas Distribuídos
Diagnóstico Distribuído em Sistemas de Comunicação
(Prof. Emílio C. G. Wille e Profa. Keiko V. O. Fonseca)
Descrição: estudo e desenvolvimento de modelos analíticos e de simulação para análise e dimensionamento de elementos de redes (ex. roteadores, escalonadores, etc), e de protocolos (ex. OSPF, TCP, etc). Considera-se, principalmente, a arquitetura TCP/IP buscando considerar o efeito dos protocolos nas diversas camadas da pilha de protocolos, bem como, fazer uso de técnicas capazes de modelar acuradamente o comportamento do tráfego nas redes atuais.
Redes Avançadas
(Profa. Anelise M. Fonseca, Prof. Emílio C. G. Wille e Profa. Keiko V. O. Fonseca)
Descrição: estudo e desenvolvimento de elementos, protocolos e sistemas de Redes Avançadas de Telecomunicações. Vários ramos das redes de comunicações são considerados como, por exemplo, os sistemas de comunicação tempo-real, em especial relacionados a serviços de comunicação de vídeo e áudio digital; as redes sem fio ad hoc, mesh, DTNs, sensores e novas gerações de redes sem fio; as redes móveis veiculares, entre outros. O projeto propõe e analisa protocolos de transporte, roteamento e de acesso ao meio, envolvendo estudo de múltiplas métricas de QoS, propostas cross-layer, utilização de técnicas da inteligência coletiva, codificação de redes, processos estocásticos, pesquisa operacional, e outras ferramentas. Também são desenvolvidos modelos analíticos e de simulação para análise de desempenho e caracterização de tráfego.