Sobre os Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do câmpus Cornélio Procópio (PPGEE-CP) tem como objetivo principal formar recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades das empresas e da sociedade. Oferta cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, sendo que ambos tem conceito "4" na Avaliação Capes.
Entre 2010 e 2022, o PPGEE-CP titulou um total de 76 novos mestres.
MESTRADO
Histórico
O Campus Cornélio Procópio, um dos onze campi integrantes da UTFPR, foi criado através do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico do Governo Federal, nos termos da Portaria nº 67, de 06 de fevereiro de 1987, do Ministro de Estado da Educação, Jorge Konder Bornhausen, e inaugurado em 1993 pelo Ministro da Educação e do Desporto, Murílio de Avellar Hingel. Desde sua inauguração ele oferece o Curso Técnico na área de Eletrotécnica e tornou-se um centro de referência educacional, não só na região, mas também em outros Estados da Federação.
Em 1996, com a extinção da possibilidade de se ofertar Ensino Técnico integrado ao Médio, foi decidido que seriam implantados o Ensino Médio e os Cursos Superiores de Tecnologia. Assim, em 1999, o Campus passou a oferecer os Cursos Superiores de Tecnologia em Eletrotécnica, Tecnologia em Mecânica e de Tecnologia em Informática. Em 2003, todos os Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos passaram pelo processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com conceito “A” e tiveram sua denominação alterada para Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Manutenção Industrial e em Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
Em 2007, após a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foram abertos os Cursos de Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica visando formar recursos humanos para atender as necessidades dos setores produtivos em desenvolvimento.
A implantação e a ampliação gradativa dos cursos de graduação são um instrumento precioso para adequar o ensino superior brasileiro ao contexto da realidade socioeconômica do país. Não se trata apenas de implantar cursos novos, mas de criar uma nova sistemática de ação, fundamentada nas necessidades da comunidade. Desta forma, a UTFPR tem primado pela verticalização do ensino, do nível técnico à pós-graduação. Este enfoque é realidade no Campus Curitiba e Campus Pato Branco, nas engenharias IV, com destaque para as pesquisas de excelência reconhecidas no Brasil e exterior.
Os cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) são oferecidos à comunidade desde 2003, destacando-se o curso de Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais, que terá a sua oitava edição no primeiro semestre de 2010. As monografias apresentam soluções voltadas às necessidades tecnológicas. Citam-se os títulos das monografias defendidas no ano de 2008: Elementos de Automação de um Sistema de Abastecimento de Água; Automação em Caldeira; Estudo PBL Aplicado a Redes Industriais; Plano Diretor de Automação: Sistema Digital de Gerenciamento, Operação e Controle; Sistema de Proteção e Controle com IEDs Utilizando Comunicação GOOSE e a Norma IEC61850; Automação do Magazine de uma Máquina Têxtil; Controle de Colunas de Destilação de Álcool Utilizando Lógica Fuzzy; Desenvolvimento de Aplicação Elipse Scada para Rede Fieldbus Fondation usando TAG OPC; Otimização do Processo de Blend do Armazém de Café Verde; Sistemas de Identificação por Rádio Freqüência - RFID; Eficiência Energética em Projetos de Iluminação Residenciais e Industriais; Automação para Granja de Frango; Tecnologia PIMS- Plant Information Management System da OSISOFT; Análise de Sistema de Controle Tipo Rockweel para Co-Geração; Uma Análise de Banco de Dados Rápidos para Data Mining de Usinas de Açúcar e Álcool; Automação do Sistema de Acionamento e Controle de uma Moenda de Cana de Açúcar; Análise de Sistema de Controle para Co-Geração Via Biomassa com Transitório no Processo. Através do curso de Especialização em Automação e Controle de Processos Industriais e das monografias defendidas, tem-se a validação das necessidades da região no quesito de formação de mão-de-obra especializada para atuação no arranjo produtivo regional.
Os grupos de pesquisa compostos pelos professores permanentes da proposta são certificados pela instituição e fazem parte do banco de dados do CNPQ. São eles: Automação e Controle de Processos Elétricos e Industriais; Automação e Sistemas; Eletrônica Industrial e Acionamentos Elétricos; Instrumentação, Modelagem, Controle e Aplicações; Controle e Otimização de Sistemas Dinâmicos.
Em 2008, foi inaugurado o Centro Integrado de Pesquisa em Controle e Automação (CIPECA) do Campus Cornélio Procópio, com área de 342 m2, dividido em salas para professores pesquisadores, laboratórios para desenvolvimento de atividades experimentais, sala de estudos, laboratório de informática e sala de reuniões, além de ambientes para administração, secretária e almoxarifado. O objetivo do CIPECA é apoiar a realização de pesquisa de alto nível de excelência por meio da oferta de infra-estrutura para que pesquisadores possam desenvolver projetos nas linhas de acionamentos eletro-eletrônicos e controle e automação de sistemas.
Em 2009, a Proposta de Criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – Mestrado (PPGEE) do Campus Cornélio Procópio foi aprovado pelo COEPP, Resolução nº 006/09 de 13 de março de 2009. O projeto desse programa de pós-graduação stricto sensu é resultado da articulação entre pesquisadores dos grupos de pesquisa, apoiados pela infra-estrutura adequada (CIPECA) e com base no corpo docente qualificado existente. A proposta foi enviada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 08 de abril de 2009.
Objetivo do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) tem como objetivo principal fomentar a qualificação de engenheiros eletricistas e áreas afins, formando recursos humanos capazes de promoverem o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades das empresas e da sociedade. Assim, o PPGEE prima pelo desenvolvimento de atividades que incentivem a geração e a disseminação de conhecimento científico-tecnológico na área de Sistemas Eletrônicos Industriais, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida regional.
Perfil do Profissional a ser Formado
O programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica visa formar profissionais na área, com elevado senso crítico e de criação, aliado a uma alta capacidade em desenvolver novas tecnologias e inseri-las no setor produtivo. Além disso, o profissional criará soluções tecnológicas pertinentes a um contexto de inovação, compatíveis com um desenvolvimento sustentável, em consonância com as especificidades regionais, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento econômico e social. O pós-graduado será capaz de difundir o conhecimento científico e novas tecnologias na área de Engenharia Elétrica, bem como adaptar-se a elas com agilidade.
Linhas de Pesquisa do Mestrado
Área de Concentração
Sistemas Eletrônicos Industriais
A área de concentração Sistemas Eletrônicos Industriais tem por objetivo geral a formação especializada de profissionais envolvendo e integrando a modelagem, simulação, implementação e construção de sistemas voltados a aplicações industriais. Esta área de concentração visa fornecer aos graduados em nível superior, uma especialização necessária para pesquisa e inovação tecnológica que propiciem projetar, integrar, analisar, modelar, identificar e controlar sistemas eletrônicos industriais.
Linhas de Pesquisa
Acionamentos Eletroeletrônicos
A linha de pesquisa Acionamentos Eletro-Eletrônicos está relacionada às questões de conversão eletro-mecânica de energia, chaveamento eletrônico, modelagem e simulação de processos industriais. Cria-se assim um vínculo entre os diversos processos produtivos regionais, alavancando o desenvolvimento no Norte do Paraná, e a formação de pesquisadores com destacada atuação nos pólos industriais.
Controle e Automação de Sistemas
A linha de pesquisa Controle e Automação de Sistemas tem por finalidade pesquisa, projeto, desenvolvimento, implementação, caracterização, avaliação de desempenho e manutenção de sistemas de automação industrial, tais como sistemas flexíveis de manufatura, robótica, sistemas distribuídos de controle digital, modelagem e simulação de processos industriais, sistemas embarcados e desenvolvimento e melhoria de métodos de fabricação.
Corpo Docente
COMPOSIÇÃO DOCENTE-ORIENTADOR POR LINHA DE PESQUISA
Acionamentos Eletroeletrônicos
Alessandro Goedtel
Marcelo Favoretto Castoldi
Leonardo Poltronieri Sampaio
Leonardo Bruno Garcia Campanhol
Sérgio Augusto Oliveira da Silva
Wesley Angelino de Souza
Controle e Automação de Sistemas
Alessandro do Nascimento Vargas
Cristiano Marcos Agulhari
Paulo Rogério Scalassara
José Carlos Marinello
Wagner Endo
DOUTORADO
Sobre o Doutorado em Engenharia Elétrica
Em Agosto de 2016, iniciou a 1ª. turma do Doutorado em Engenharia Elétrica, sendo este um curso oferecido simultaneamente nos campi da UTFPR-Cornélio Procópio e da UEL-Londrina. O Doutorado é oferecido oficialmente pelo "Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica UEL/UTFPR-CP".
Objetivo do Doutorado
- Capacitar profissionais de Engenharia Elétrica e áreas afins para atuarem como pesquisadores, profissionais altamente qualificados e docentes em instituições públicas e privadas na área de Engenharia Elétrica;
- Contribuir para o desenvolvimento e inovação tecnológicos regional e nacional na área de Engenharia Elétrica.
Vagas: 06 (seis) vagas na Sede UTFPR-CP e 06 (seis) vagas na Sede UEL-Londrina. Total: 12 vagas. Entrada semestral e/ou anual.
Nome da área de concentração: Sistemas Eletrônicos
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Associação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina / Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio (UEL/UTFPR-CP) está organizado através de uma única área de concentração denominada Sistemas Eletrônicos e duas linhas de Pesquisa:
- Modelagem, Simulação e Implementação de Sistemas (MSI);
- Processamento e Conversão de Energia (PCE).
Detalhes adicionais
O Doutorado em Engenharia Elétrica é oferecido em Associação, envolvendo os programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP).
A Associação está alicerçada no equilíbrio de responsabilidades entre as duas instituições. Assim, em relação à administração, a mesma terá duas sedes simultâneas; a saber: em Londrina (UEL) e em Cornélio Procópio (UTFPR). No contexto do Programa de Doutorado Associado UEL/UTFP-CP, o candidato ao título de doutor, após seleção, será designado a uma ou outra Sede, de tal sorte que sua matrícula, e toda sua documentação, estará vinculado àquela Sede. A administração do Programa Associado será exercida de modo alternado e complementar, com mandato de 02 (dois) anos para o Coordenador de uma Sede e Vice-Coordenador da outra Sede. Cada Sede terá sua própria secretaria, documentação e sistema de matrículas, gerenciamento de acadêmico, etc. Informações e resultados relevantes relativos ao desenvolvimento das atividades em ambas as Sedes serão atualizadas continuamente nas respectivas secretarias, bem como no Sistema Coleta-Sucupira da CAPES. Um exemplar de cada Tese defendida será disponibilizada nas Sedes da UEL e UTFPR-CP.
O corpo docente que atua no Doutorado é constituído por professores que trabalham em regime de dedicação exclusiva, possuindo no mínimo o título de Doutor.
-
HISTÓRICO DO CURSO
O PPGEE-CP
Em 2009, a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-CP), em nível de Mestrado, foi aprovado pelo COEPP, Resolução no. 006/09 de 13 de março de 2009. Esse projeto é resultado da articulação entre pesquisadores dos grupos de pesquisa, apoiados pela infraestrutura adequada (CIPECA) e com base no corpo docente qualificado existente. Nesse mesmo ano de 2009, foi inaugurado o Centro de Experimentação Ninho de Pardais (NIPAR), o qual foi construído com recursos provenientes do FINEP, chamada pública 05/2005, a qual visou fomentar uma maior interação do ensino médio com os cursos superiores na área tecnológica, em especial da engenharia. A ideia aplicada no projeto é a realização de oficinas de robótica com estudantes de ensino médio para os iniciar em desafios tecnológicos e atrair novos talentos para a área. Além de um projeto de extensão, objetivou-se desenvolver um polo de pesquisa de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem na área tecnológica e implementar a linha de pesquisa de sistemas embarcados no Câmpus. Atualmente, o NIPAR é considerado como parte da infraestrutura do PPGEE-CP e serve de base para desenvolvimento de diversos projetos em níveis técnico, graduação e mestrado.
Dentre as grandes conquistas realizadas nos últimos anos no Câmpus Cornélio Procópio destacam-se: as contratações de pessoal e a realização de obras com o apoio do Governo Federal pelo Programa REUNI, tais como: a contratação de novos professores e técnicos administrativos; construção dos novos blocos para acomodar os cursos Engenharia de Computação, Controle e Automação e Eletrônica; compra de equipamentos para implantação de novos laboratórios e reestruturação dos laboratórios existentes e aquisição de livros; climatização de diversos ambientes; ampliação dos ambientes desportivos; inauguração do Restaurante Universitário e implantação dos programas de assistência estudantil e construção de passarelas interligando os ambientes educacionais.
A partir de 2013, iniciou-se a construção de um novo bloco de quatro andares, que contará com salas para professores e salas de aula, além de uma área para uma nova biblioteca, muito mais ampla do que a atual. Após essa etapa, um novo bloco será construído para abrigar o curso de Engenharia Eletrônica e para novos laboratórios didáticos e de pesquisa. As obras iniciar-se-ão no segundo semestre de 2015.
Especificamente, para o PPGEE-CP, em 2013, foram inaugurados mais 320 m2 de área no CIPECA, aumentando a capacidade de alocação de pesquisas e alunos. Com isso, foi possível melhorar a estrutura disponível e a nova configuração conta com: Laboratório de Eletrônica de Potência, Qualidade de Energia e Energias Renováveis (LEPQER), Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI), Laboratório de Computação (LCOMP), Laboratório de Controle e Otimização de Sistemas (LACOS), Laboratório de Automação e Controle de Processos (LACOP), Laboratório de Processamento de Sinais e Aplicações (LPSA) e Laboratório de Prototipação (LPROT). O PPGEE iniciou suas atividades em 2010 e conta, no atual quadriênio de avaliação (2013-2016), com 14 dissertações defendidas, 99 artigos em congresso publicado pelos seus pesquisadores, 33 artigos em periódicos, 5 pedidos de patentes protocolados, 01 livro completo e 02 capítulos em livro, 15 projetos com apoio de agências de fomento e três bolsistas produtividade, sendo dois PQ2 e um DT2, CNPq.UEL-LONDRINA
A cidade de Londrina é um pólo regional do nordeste do Paraná que atinge uma região de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, abrangendo diretamente 60 municípios e indiretamente 136, localizados nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nas regiões próximas deste pólo há uma reduzida oferta de cursos de pós-graduação e de especialização em Engenharia Elétrica e áreas afins. Os programas de Doutorado em Engenharia Elétrica mais próximos são oferecidos nas cidades de Curitiba (distante 380 km de Londrina), São Carlos SP (450 km), Campinas SP (520 km), São Paulo SP (530 km) e Ilha Solteira SP (390 km). De fato, a inexistência de um programa de Mestrado acadêmico em Engenharia Elétrica a uma distância menor que 380 km da cidade de Londrina até muito recentemente obrigava muitos estudantes a buscarem capacitação, principalmente, nos centros acima citados. Isto colaborava em grande parte para a inexistência do profissional qualificado na região, fator este que vinha limitando decisivamente os investimentos das empresas que necessitam destes profissionais. Atentos a este problema, e atendendo à solicitação principalmente de profissionais de empresas da região que buscavam uma melhor qualificação, foi criado na Universidade Estadual de Londrina o curso de Mestrado stricto sensu em Engenharia Elétrica, com o ingresso da primeira turma realizado em março de 2002. O curso de Mestrado foi concebido em função da bagagem de pesquisa e formação acadêmica dos docentes associados ao Depto Eng. Elétrica da UEL (DEEL) naquele momento. Naquele contexto, foram identificados atividades de pesquisa e orientação na graduação em quatro sub-áreas: a) Instrumentação Eletrônica e Biomédica, b) Automação e Controle, c) Eletrônica de Potência e Qualidade de Energia Elétrica; e d) Telecomunicações. Naquele momento, todas estas frentes de pesquisa e de orientação ainda em estágio inicial de desenvolvimento puderam ser estruturadas em torno de uma única Linha de Pesquisa que deu origem à linha do programa: Modelagem, Simulação e Implementação de Sistemas. O PPG-EE-UEL está inserido na área de concentração de Sistemas Eletrônicos.
Desde sua fundação, o PPG-EE-UEL tem procurado atender a uma demanda típica da região do norte do Paraná e sul de São Paulo, a qual enseja a formação de mão-de-obra qualificada para o setor tecnológico desta região com taxa de crescimento elevado e simultaneamente tem procurado formar docentes-pesquisadores para atuarem em instituições superiores de ensino e pesquisa, atualmente, também, exibindo elevada demanda devido à expansão de vagas neste setor.
O foco do PPG-EE-UEL nos últimos anos foi a consolidação do Programa de Mestrado, o qual culminou com a elevação do conceito para 4 no última Avaliação Trienal (2010-2012) junto à CAPES. Nesta fase, o corpo docente e discente procurou expandir o número de projetos financiados e fortalecer/consolidar as linhas de pesquisa associadas ao programa. O crescimento e o fortalecimento das linhas de pesquisa recebeu especial atenção nos últimos anos, de forma a transformá-las em linhas de pesquisa autônomas e bem estruturadas, com a identificação de várias redes de pesquisas associadas. Atualmente, os profissionais do programa estão focados nesta meta, trabalhando arduamente no crescimento e consolidação do produção científica, no crescimento do alcance dos projetos desenvolvidos, bem como na obtenção e ampliação dos recursos financeiros captados, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa da formação discente e da infra-estrutura.
Neste sentido, nos últimos quatro anos a produção científica e tecnológica dos grupos de pesquisa associados experimentou um crescimento consistente, bem como a efetivação de parcerias com pesquisadores de outras instituições e de empresas da região ou mesmo transnacionais tem se consolidado, proporcionando o estabelecimento de várias redes de pesquisa.
Linhas de Pesquisa
1: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS (MSI)
Área relacionada: Sistemas Eletrônicos
Descrição: A linha de pesquisa Modelagem, Simulação e Implementação de Sistemas se desenvolve a partir de diferentes abordagens em sistemas eletrônicos:
a) Sistemas de Telecomunicações e comunicação de dados.
b) Automação, Instrumentação Industrial, Controle e Robótica.
c) Processamento de Sinais aplicado;
2: PROCESSAMENTO E CONVERSÃO DE ENERGIA (PCE):
Área relacionada: Sistemas Eletrônicos
Descrição: A linha de pesquisa Processamento e Conversão de Energia se desenvolve a partir de duas abordagens em sistemas eletrônicos:
a) Processamento de Energia
b) Conversão de energia
Linhas de Pesquisa do Doutorado
Programa de Doutorado Associado UEL/UTFPR-CP em Engenharia Elétrica
Área de concentração: Sistemas Eletrônicos
- Telecomunicações: Novos métodos em sistemas de comunicação, incluindo sistemas ópticos, wireless; provas de conceito em sistemas de comunicação e processamento de sinais aplicado; métodos de diversidade; alocação de recursos em redes de comunicação; comunicações por espalhamento espectral e divisão por frequência ortogonal; modelagem de sistemas de comunicações. Sistemas eficientes energética e espectralmente. Transmissão de dados, protocolos de redes, arquitetura, topologia e segurança de redes, redes sem fio, engenharia de tráfego, redes locais, redes de banda larga, aplicações multimídia em redes e sistemas de informação em redes.
- Automação, Instrumentação Industrial, Controle e Robótica: Sistemas de medição diversos. Robótica e sistemas de navegação remotos. Desenvolvimento de sistemas de monitoramento de grandezas agro-meteorológicas mais exatos, operação remota e competitivos. Desenvolvimento de instrumentos portáteis para: a) quantificação de substâncias físico-químicas em meio sólido, líquido e gasoso; b) novos padrões de detecção de adulteração no leite e derivados; c) sistema de monitoramento de vibrações em linhas de transmissão (LTs) aéreas, para auxiliar na manutenção preditiva dos sistemas elétricos.
Área de concentração: Sistemas Eletrônicos
Descrição:
- Processamento de energia: Novas metodologias aplicáveis ao planejamento e operação otimizada dos sistemas elétricos, fluxo de potência para sistemas de transmissão e de distribuição de energia, análises de contingências e de confiabilidade das redes elétricas, impacto da geração distribuída nas redes elétricas, tecnologias inteligentes (Smart Grid) condicionadores ativos para o aumento da qualidade de energia e utilização de fontes renováveis.
- Conversão de energia: Desenvolvimento de novas técnicas de controle e acionamento de máquinas elétricas visando aumentar os seus desempenhos estáticos e dinâmicos. Dentro do contexto do uso racional de energia estão envolvidos aspectos relacionados à tecnologia de produto, processos produtivos, manutenção preditiva e uso racional de recursos naturais. Com relação à utilização de fontes renováveis de energia, esta linha de pesquisa busca também o estudo e aplicação de novas técnicas e métodos voltadas para o aproveitamento da máxima potência/eficiência dos sistemas envolvendo a geração de energia a partir das fontes renováveis.
COMPOSIÇÃO DOCENTE-ORIENTADOR POR LINHA DE PESQUISA
Linha: Modelagem, Simulação e Implementação de Sistemas (MSI)
1. CRISTIANO MARCOS AGULHARI (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
2. FRANCISCO GRANZIERA JÚNIOR (Eng. Elétrica, UEL)
3. JOSE ALEXANDRE DE FRANÇA (Eng. Elétrica, UEL)
4. JOSÉ CARLOS MARINELLO FILHO (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
5. LEONIMER FLÁVIO DE MELO (Eng. Elétrica, UEL)
6. MARIO LEMES PROENÇA JR. (Ciência da Computação, UEL)
7. PAULO ROGÉRIO SCALASSARA (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
8. TAUFIK ABRÃO (Eng. Elétrica, UEL)
Linha: Processamento e Conversão de Energia (PCE)
1. ALESSANDRO DO NASCIMENTO VARGAS (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
2. ALESSANDRO GOEDTEL (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
3. LEONARDO POLTRONIERI SAMPAIO (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
4. LUIS ALFONSO GALLEGO PAREJA (Eng. Elétrica, UEL)
5. SÉRGIO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA (Eng. Elétrica, UTFPR-CP)
DISCIPLINAS
- Todos os alunos do Doutorado devem cumprir, obrigatoriamente, no mínimo 18 créditos em disciplinas
Oferta de disciplinas do Doutorado: (Disciplinas)
RESUMO: DISTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS
a. Regime de oferta das Disciplinas: Semestral
b. Total de Créditos Oferecidos em Disciplinas (Núcleo Obrigatório): 34 cr (495 h)
Mínimo exigido: de 9 créditos (135 h):
c. Total de Créditos Oferecidos em Disciplinas (Núcleo Complementar): 60 cr (900 h)
Mínimo exigido: de 9 créditos (135 h):
d. Distribuição de Disciplinas
Disciplinas de 03 créditos (45 h):
• 09 disciplinas obrigatórias (oferecidas anualmente)
• 16 disciplinas complementares (oferecidas pelo menos bianualmente);
Disciplinas de 02 créditos (30 h): 03 obrigatórias (oferecidas anualmente)
Desenvolvimento de Tese (obrigatório)
• Total de 68 créditos (Sede UEL) ou 1020 h (Sede UTFPR-CP):
• Tese I a III, 06 créditos (ou 90 h)
• Tese IV a VIII, 10 créditos (ou 150 h)