Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por admin publicado 02/02/2017 08h58, última modificação 18/01/2019 14h04

Objetivo Geral 

O Programa de Pós-Graduação em Letras objetiva promover a formação de docentes pesquisadores, oportunizando a investigação crítica conexa à área da linguagem, tomando a sociedade e a cultura como constituídas e constitutivas dos processos subjetivos e intersubjetivos da linguagem humana, manifestada na literatura, nas artes, nas ciências, na política e na vida cotidiana.

 

Objetivos Específicos  

- Fomentar os estudos concernentes aos diálogos entre as diferentes linguagens, sejam elas verbais ou não verbais, buscando a compreensão e a expansão desses diálogos.

- Articular os estudos da linguagem com estudos provenientes de outras ciências, de forma a levar o pós-graduando a contribuir para a transformação da sociedade.

- Desenvolver trabalhos de natureza crítico-científica e publicá-los, tornando-os acessíveis à comunidade por meio de diferentes canais de informação e divulgação.

- Promover a interação entre a pesquisa e a extensão acadêmica, estreitando a relação entre aluno-pesquisador e a carreira no ensino por meio dos estágios de docência.

 

 Perfil do Egresso

Os egressos do Programa serão profissionais capazes de atuar no ensino e na pesquisa, que interajam com as questões inerentes à linguagem e suas complexas relações com a sociedade, sobretudo no âmbito educacional, qualificado e comprometido com o avanço do conhecimento para o exercício de atividades de ensino e pesquisa na região onde esteja inserido.

 

Área de Concentração

Linguagem, Cultura e Sociedade
A opção pela área de concentração em Linguagem, Cultura e Sociedade insere-se nos estudos das vertentes críticas de formação do sujeito e tem como propósito a análise das relações de mútua influência entre a linguagem e os aspectos culturais e sociais inerentes a toda produção verbal e artística, tanto pela ótica dos processos sincrônicos quanto diacrônicos.

 

Linha de Pesquisa

O PPGL tem duas linhas de pesquisa, as quais têm como eixo comum, portanto, os estudos sobre a linguagem em suas mais diversas expressões culturais, tendo em vista as relações histórico-sociais que as constituem e são por elas constituídas. Nesse sentido, ambas as linhas de pesquisa mantêm um diálogo salutar, cujos resultados, seja em forma de projetos, seja em forma de estudos e ações, serão compartilhados com a comunidade acadêmica e também com toda a sociedade.

Literatura, Sociedade e Interartes
Esta linha de pesquisa constitui um espaço para as investigações teóricas envolvendo literatura, sociedade e as demais formas de expressão artística e tem como principal objetivo elucidar suas possíveis relações. O caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa compreende como eixos articuladores a Teoria Literária, a Intersemiótica, a Literatura Comparada, a Lusofonia e promove a investigação acerca dos potenciais diálogos entre esses eixos e áreas correlatas das Humanidades. Privilegiando um viés interacionista, a literatura não é aqui concebida como mero produto resultante dos fatos sociais e do contexto histórico no qual foi concebida, mas também criadora e transformadora desse universo psicossocial.


Linguagem, Educação e Trabalho
Esta linha de pesquisa objetiva estudar a linguagem de uma perspectiva enunciativo-discursiva e sócio-histórica e/ou sociocultural, com a finalidade de elucidar relações entre linguagem, subjetividade e ação/atividade humana em esferas educacionais, culturais e de trabalho. Tais objetivos estão fundamentados em alguns pressupostos teóricos das Ciências da Linguagem, da Educação e do Trabalho.