Você está aqui: Página Inicial > Destaques > IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática?
conteúdo

Notícias

IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática?

IA

Palestra de Valdemar Setzer em 05/10/2021
publicado: 04/10/2021 12h39 última modificação: 06/10/2021 13h58

Palestra Setzer 05/10/2021

Nesta terça-feira (05/10/2021 14h00) o PPGCA realizou o evento "IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? MÁQUINAS PODEM PENSAR E SENTIR?", que inclui palestra de Valdemar Setzer e sessão de perguntas e respostas sobre o tema.

A palestra foi gravada pelo Google Meet e a gravação está disponível em https://youtu.be/-eofjKL-N1Y. Curtam o vídeo! +1

Foi publicada no Canal do PPGCA no YouTube. Inscrevam-se no canal! blush

Neste mesmo canal já estão:

 

RESUMO DA PALESTRA:

  1. O ser humano é uma máquina? O que é um computador. Dado e informação. Sintaxe e semântica. O "quarto chinês" de Searle e a semântica. O pensar como processo singular e como ponte entre a percepção e o conceito. Exemplo da visão e da perspectiva linear; o experimento de Bruneleschi. Intuição: xadrez eletrônico e Kasparov vs. Deep Blue. O que é compreender e aprender. A auto-determinação do pensar e o livre-arbítrio.

  2. Qual o papel do cérebro? O cérebro é um computador? A atividade neuronal produz o pensamento ou vice-versa? Crítica a R. Kurzweil e suas profecias. Objeções de Penrose (o pensamento não é algorítmico) e de Fetzer (semiótica).

  3. O que é inteligência? Tipos de inteligência (Gardner e Goleman). Inteligência incorporada em minerais, plantas, animais, seres humanos e máquinas. Inteligência criativa no ser humano. Máquinas podem ser inteligentes? O Teste de Turing e suas extensões (Harnad). Comparação com o "quarto chinês". Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automatizada?

  4. O que é ter sentimentos? Subjetividade e individualidade dos sentimentos. A universalidade das máquinas e a possibilidade de terem sentimentos. J. McCarthy e o seu "termostato com opinião". Pensar, sentir e querer.

  5. Consciência e auto-consciência. As máquinas podem ter consciência?

  6. Análise dos filmes The Bicentennial Man de Columbus e Artificial Intelligence de Spielberg. Absurdos presentes nos filmes. Mensagens dos filmes. Influências na mentalidade, principalmente em crianças.

  7. Conclusões. O mundo e a humanidade em perigo e a questão da concepção de mundo.

 

Mais informações sobre a palestra em: https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/IA-resumo.html