CAIA102 - Tópicos Avançados em Sistemas Inteligentes e Lógica 2
Carga horária: 45 horas-aula (3 créditos)
Tema: Informática Aplicada em Educação - Tutores Inteligentes.
Ementa: Teorias e Modelos Instrucionais. Sistemas Tutores Inteligentes e Ferramentas de Autoria. Ambientes Colaborativos e Cooperativos. Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Educacionais. Serious Games.
Bibliografia:
-
WOOLF, B. P. (2009). Building Intelligent Interactive Tutors - Student-Centered Strategies for Revolutionizing e-learning. Morgan KaufMann.
-
MURRAY, T., BLESSING, S., Ainsworth, S. (2003). Authoring Tools for Advanced Technology Learning Environments. Kluwer Academic Publishers.
-
REIGELUTH, C., M., (1999). Instructional-Design Theories and Models - A New Paradigm of Instructional Theory, volume II. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
-
NIKAMBOU, R., MIZOGUCHI, R., BOURDEAU, J. (2010). Advances in Intelligent Tutoring Systems (Studies in Computational Intelligence). Springer Verlag.
-
JONASSEN, D., H., (2000). Computers as Mindtools for Schools - Engaging Critical Thinking. Prentice Hall.
-
International Journal of Artificial Intelligence in Education. Elsevier. Disponível em http://iaied.org
-
Computers and Education. Disponível em http://www.journals.elsevier.com/computers-and-education