Sobre o PPGCC-CM
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-CM) é um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Ciência da Computação, oferecido pelo Departamento Acadêmico de Computação (DACOM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Câmpus Campo Mourão (UTFPR-CM). O programa oferece um curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação.
O PPGCC-CM e seu curso de Mestrado Acadêmico foi autorizado pela CAPES em 2019, com homologação do resultado pelo MEC em 2020, com conceito inicial A. O ingresso da primeira turma ocorrerá no primeiro semestre de 2021, com ingresso anual de estudantes.
Objetivo do curso
O Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Câmpus Campo Mourão da UTFPR tem como objetivo:
I. Capacitar recursos humanos para atuação no setor público ou privado, habilitando-os a:
a) aplicar e difundir métodos e conhecimentos científicos e tecnológicos;
b) aprimorar e criar novos métodos e conhecimentos científicos e tecnológicos, desenvolvendo atividades de pesquisa e desenvolvimento;
c) capacitar pessoal em atividades industriais e acadêmicas associadas aos métodos e conhecimentos científicos e tecnológicos;
II. Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, propondo, em colaboração entre docentes e discentes desta instituição e membros de instituições conveniadas, soluções inovadoras que resolvam problemas ou propiciem melhorias à sociedade em geral.
Perfil do egresso
O egresso deverá ter formação sólida sobre os fundamentos de Ciência da Computação e da linha de pesquisa escolhida em Ciência da Computação e possuir autonomia para aprender, aplicar, difundir, aprimorar e criar conhecimentos de Computação, estando apto a desenvolver soluções computacionais para as diferentes áreas de conhecimento, atuar na capacitação de pessoas em Ciência da Computação em cursos técnicos e de graduação, e a ingressar em programas de doutoramento.
Descrição sintética da oferta do curso
Para obtenção do título de Mestre em Ciência da Computação pelo PPGCC, o estudante deverá concluir com êxito as seguintes atividades:
1. Obter pelo menos 20 créditos de acordo com o esquema de oferta de disciplinas proposto.
2. Ser aprovado em exame de suficiência em língua inglesa, de acordo com o Regulamento do Programa.
3. Elaborar um projeto de dissertação de mestrado e apresentá-lo em um exame de qualificação no máximo 13 meses após sua matrícula.
4. Desenvolver e apresentar em forma escrita e oral uma dissertação de mestrado compatível com as características da área e de acordo com os objetivos do PPGCC.
5. Ser aprovado na defesa oral e entregar a versão final da dissertação, conforme estabelecido no regulamento do Programa.
Cada período letivo tem duração de um (1) semestre. A oferta de disciplinas para o período letivo segue um calendário de dois (2) semestres e a matrícula em disciplinas do curso é realizada antes do início de cada semestre. As disciplinas do PPGCC possuem carga horária semanal de quatro (4) horas-aula (uma hora-aula possui 50 minutos), contabilizando, 72 horas-aula, 60 horas e 4 créditos, sendo que um (1) crédito equivale a quinze (15) horas.
Área de concentração
Metodologias e Técnicas da Computação
Descrição: A área de concentração "Metodologias e Técnicas da Computação" abrange o estudo de técnicas, métodos e instrumentos computacionais que automatizam processos e desenvolvem soluções baseadas no uso do processamento digital de informação, cujas aplicações não são restritas apenas a própria área, mas que extrapolam seu domínio para qualquer área de conhecimento humano ligada à manipulação e processamento de informação.
Linhas de pesquisa
Engenharia de Software
Descrição: A linha de pesquisa "Engenharia de Software" tem como objetivo investigar e desenvolver métodos, técnicas e ferramentas relacionados ao processo de desenvolvimento de software.
Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos
Descrição: A linha de pesquisa "Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos" objetiva o estudo, desenvolvimento e avaliação de métodos que possam ser aplicados à solução de problemas através de processos inspirados em comportamentos inteligentes e sensoriais naturais e de sistemas computacionais em rede.