Roberlei Alves Bertucci
Linha de Pesquisa: Materialidades do sentido e suas tecnologias
Currículo Lattes | Interesses de pesquisa| Projetos | Orientações | bertucci@utfpr.edu.br
Atuais interesses de pesquisa
Diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como:
- Sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro
- Descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas
- Aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais
Projeto de Pesquisa atual: Anotações, leitura e escrita: estratégias computacionais (resumo)
O projeto analisa o impacto que ferramentas de anotação digital causam no ensino-aprendizagem da leitura, com o intuito último de viabilizar o uso de uma ferramenta de mediação de leitura. O domínio de recursos multimidiáticos tem sido visto como um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem da leitura na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação, tanto no ensino presencial quanto a distância.
Dissertações orientadas
Orientações em andamento
Mestrado
- BOUCINHAS, Aline. A correção textual-interativa como estratégia no processo de construção de sentido em texto do Enem. (prev. 2024)
- BRELAZ, Elane. Anotações em ambiente digital: mediação e impacto na escrita. (prev. 2025)
- BUSATO, Lucas Granado. Anotações em ambiente digital: mediação e impacto na leitura. (prev. 2025)
- DAL PRÁ, Luana. A incorporação dos gêneros digitais nas propostas de redação nos concursos vestibulares. (prev. 2023)
IC / TCC / Extensão
- BOAVA, Beatriz. Fake news: a utilização do gênero notícia na prática docente (prev. 2023)
- LAUREANO, Scarleth. Quatro passeio pelo bosque das implicaturas. (prev. 2023)
- MARTINS, Aniellen Piton. Anotações em ambiente digital: relações entre leitura e variáveis textuais. (prev. 2024)
- OBRZUT, Karina. Correção e Máximas Conversacionais: uma pesquisa longitudinal. (prev. 2023)
- OLIVEIRA, Lívia Cabral. "Quando se é normal": autismo e inadequação linguística. (prev. 2023)
- PRANDEL, Amanda. Ensino de língua portuguesa para alunos com Transtorno Espectro Autista: revisão bibliográfica (prev. 2023).
- SILVA, Matheus Petris da. Anotações em ambiente digital: relações entre leitura e variáveis extratextuais. (prev. 2024)