Alice Atsuko Matsuda
Linha de Pesquisa: Estéticas contemporâneas, modernidade e tecnologia
Interesses de Pesquisa: análise crítica da representação do discurso sobre tecnologia nas obras da Literatura Infantil e Juvenil; Novas tecnologias e processos de ensino-aprendizagem de literatura: inovações metodológicas; Relações entre tecnologia e literatura e tecnologia e ensino
Projeto de Pesquisa: Formação do leitor: estudo de mídias, linguagens e tecnologias
Percebe-se uma vasta produção editorial, tendo como foco o leitor criança e jovem, em vários níveis de literariedade (dos artísticos aos utilitários), empregando várias linguagens e recursos da mídia. No entanto, verifica-se poucas pesquisas tanto teóricas e críticas, quanto voltada para a questão da leitura e formação do leitor para se compreender como se dá a produção, veiculação e recepção das obras voltadas para esse leitor contemporâneo, midiático. Desta forma, realizar investigação sobre textos literários hipermidiáticos se justifica, tendo em vista a contribuição efetiva tanto na área de estudos teóricos como também no campo aplicado em que se organiza um conjunto de saberes sobre o objeto para que possa refletir, discutir, elaborar e aplicar sequências didáticas para o ensino de literatura nas aulas de Português do Ensino Básico com intuito de verificar a sua eficácia. Assim, o presente projeto pretende realizar levantamento de obras da Literatura Infantil e Juvenil contemporâneas em que se baseiam na sua conjugação de hipertextos e recursos midiáticos (sons, imagens e movimentos) com a intenção de verificar como o estético se manifesta nas obras, ao dialogar entre a imagem visual e a palavra, e, em alguns casos, com a inserção da música na interação entre o verbal e o não verbal. Além disso, pretende-se estudar como se dá a leitura desses textos e como se caracteriza o leitor do século XXI para escolhas metodológicas de ensino de literatura eficiente e formação do leitor competente.