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Nívea Rohling

por admin publicado 28/03/2017 12h02, última modificação 09/08/2023 13h08
Linha de Pesquisa: Linguagens, Letramentos e Tecnologias

Currículo Lattes | Interesses de pesquisa | Projetos | Orientações | nivear@utfpr.edu.br

 

Atuais interesses de pesquisa:

Pesquisa na área de Linguística Aplicada e Campo Discursivo as seguintes temáticas: Discursos na abordagem dialógica de linguagem; Ideologias linguísticas e decolonialidade da linguagem; Relações entre discursos, identidades e processos migratórios.

 

Projeto de pesquisa: Ideologias linguísticas e decolonialidade da linguagem

O projeto de pesquisa, situado na Linguística Aplicada Crítica, investiga ideologias linguísticas e decolonialidade da linguagem por meio de um diálogo entre os estudos discursivos bakhtinianos, estudos sobre ideologias linguísticas e estudos decoloniais a partir da mirada das “vozes do sul”. Para tanto, abre-se como agenda de investigação questões como: a) os processos migratórios contemporâneos; b) os usos e significados atribuídos à linguagem em diversos contextos interculturais e plurilinguístico, sobretudo na relação com as novas tecnologias; c) as relações interseccionais – raça, classe e gênero - imbricadas nas práticas de linguagem; d) os modos como os sujeitos agenciam/negociam/rejeitam/acentuam o usos da linguagem em relação com posições identitárias; e) a análise de ideologias de linguagem em práticas discursivas situadas - orais e escritas em relações interculturais e multimidiáticas; f) políticas e ideologias linguísticas produzidas no campo oficial por diferentes atores sociais, a saber: escola, mídia, Estado, igreja, política. Do ponto de vista metodológico, são mobilizadas a pesquisa etnográfica, bem como a etnografia digital a partir de: análise documental; narrativas autobiográficas, pesquisa participante, interações digitais, biografias linguísticas; rodas de conversa; entrevistas etc. Os achados de pesquisa são analisados de modo qualitativo-interpretativista com base em um escopo teórico que faz dialogar: a) a análise dialógica do discurso (ADD); b) estudos decoloniais; e c) estudos sobre ideologias linguísticas.

 

Dissertações orientadas

 

Orientações

Em andamento

1. Willian Gonçalves da Costa. Análise de ideologias linguísticas sobre linguagem neutra em dispositivos legais. (prev. 2024)

2. Fernanda Ábila. Discursos sobre mulheres em situação de violência doméstica: uma análise dialógica do podcast “Atena: elas por elas”. (prev. 2024)

 

Concluídas

2022 – WEISSHAAR, Giliandra A. da Cruz - O discurso sobre a ciência o cronotopo pandêmico: uma análise dialógica.

2021 – SOUSA, Luís Gabriel Venancio - A curadoria na formação inicial do professor de língua portuguesa: uma análise dialógica.

2021 – CORDEIRO, Claudia – Práticas de letramento em uma comunidade de assentamento de reforma agrária: uma investigação a partir de relatos de estudantes do campo.

2020 – FOLLONI, Aline Cristina de Souza - Discurso polêmico em mídias digitais: uma análise de arenas discursivas.

2020 – SIQUEIRA, Vera Lúcia Molin de – Dos letramentos aos multiletramentos: uma análise da Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa ado Ensino Fundamental II.

2019 – PADILHA, Paula Zarth – Discursos sobre moradia no jornalismo online: valoração, apagamento, e reenunciação discursiva.

2018 – VIEIRA, Inglyde Jeane Da Silva - Análise de interações interlocutivas em um Portal Educacional online: tema e valoração.

2018 – ARAGÃO, Wagner de Alcântara - Ocupando latifúndios da comunicação: o contradiscurso do MST à mídia hegemônica.

2018 – GUILHERME, Maria Lígia Freire - Os discursos sobre a identidade de sujeitos transgêneros em textos online: neutralização, enquadramento e relações dialógicas.

2017 – RUCINSKI, Vilson Rodrigo Diesel – Os discursos sobre a identidade docente em espaços de escritas online: valoração e reenunciação discursiva.