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Defesa e Pós-Defesa: Procedimentos e Documentos

por ksue publicado 23/08/2018 09h16, última modificação 03/12/2020 18h02
Leia atentamente as instruções a seguir

O preenchimento e envio dos formulários deverão ser feitos, de acordo com o Regulamento, com antecedência mínima de 30 dias da data da qualificação ou defesa, para que as passagens do professor convidado sejam adquiridas, suas diárias providenciadas e a divulgação da banca realizada.

A banca deve ser submetida à aprovação da Coordenação antes de ser feito o convite aos participantes. Caso o convite seja feito antecipadamente e a banca não for aprovada, cabe ao orientador (a) e/ou aluno (a) cancelar o convite. Deve-se observar o prazo mínimo entre a qualificação e a defesa, de 90 dias. O aluno responsabiliza-se pela entrega/envio das cópias aos membros das bancas e pelo fornecimento de água mineral aos membros da banca, na data da qualificação ou defesa.

Deve-se observar o número mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) membros para a composição da banca. A banca deverá ser composta, minimamente, pelo orientador e ao menos 1 membro do PPGFCET, 1 examinador externo (caso a banca seja composta por 3 membros) ou 2 examinadores externos (caso a banca seja composta por 5 membros). Deve-se indicar um membro do PPGFCET como examinador suplente. Todos os membros da banca devem ser da Área de Ensino ou Educação da CAPES.

Excepcionalmente, um dos membros externos poderá ter apenas o título de mestre, desde que de reconhecida competência na área do tema da dissertação. Sua indicação deverá ser previamente submetida à coordenação/colegiado do PPGFCET.

Na Banca de Defesa, o PPGFCET financia gastos com deslocamento e diárias de apenas 1 (um) examinador externo, independentemente do número de examinadores externos indicados para compor a banca.

Passos para defesa

EtapasDetalhamento
Preencher o Formulário para Aprovação de Banca de Qualificação. Formulário de Qualificação
Preencher o Formulário para Aprovação de Banca de Defesa. Formulário Defesa
Acessar e Seguir o Checklist do aluno para finalização do Mestrado Checklist
Enviar os Formulário preenchidos (desde que cumpridas todas as exigências constantes da regulação do programa) para os emails:

Secretaria Mestrados Profissionais secretariafcet-ct@utfpr.edu.br

Imprimir Formulário preenchido e entregar assinado pelo orientador e aluno na secretaria do PPGFCET

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Após a homologação da banca pela coordenação, preencher o Edital de Defesas, com 30 dias de antecedência da data de defesa.

Formulário do Edital de Defesa

 

Etapas Pós Defesa

Após a defesa, no caso da Dissertação ser considerada “aprovada” pela Banca Examinadora, o prazo de entrega de sua versão final é de 30 (trinta) dias corridos, na Secretaria do PPGFCET, juntamente com a comprovação da submissão do artigo da dissertação. Conforme consta do Regulamento do Programa e na Resolução N. 02/2015, sob o risco de, não o fazendo no prazo, não obter o título de mestre.

No caso da Dissertação ser considerada “aprovada com restrições” pela Banca Examinadora, o prazo de entrega de sua versão final é de 90 (noventa) dias corridos. A não observância dessas obrigações, acarreta o desligamento do aluno do Programa sem a homologação da titulação. 

Sobre o licenciamento e direitos autorais da produção intelectual relativa à Dissertação de Mestrado e do Produto Educacional necessários à obtenção do título de mestre no âmbito do PPGFCET, seguir a Resolução N. 03/2015 do PPGFCET.
Comprovante de submissão ou publicação, em coautoria com o(a) Orientador(a), de artigo em periódico da área de Ensino de Ciências que conste na relação do Qualis mais recente disposto pela Capes na Plataforma Sucupira, cuja data de submissão ou publicação esteja compreendida entre aquelas de primeira matrícula do discente no PPGFCET e a da respectiva data de envio da documentação para diplomação à Secretaria do PPGFCET, conforme Resolução N. 02/2016.
O processo de diplomação somente será iniciado após a entrega da versão definitiva e após o aluno ter cumprido todas as exigências do programa.

Acesse e Faça o Checklist para verificar se foi tudo comprido para emissão do diploma.

 

 

Documentos para Consulta - Elaboração da Dissertação

Instrução Normativa nº 10/2020, de  17 de agosto de 2020  - Normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Pesquisa produzidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).

Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos