Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

Sobre

por admin publicado 28/07/2016 12h36, última modificação 15/02/2022 16h26

Objetivo-geral

O objetivo geral do curso é complementar a formação acadêmica de profissionais da área elétrica através de pós-graduação stricto-sensu, de forma a capacitá-los na condução da busca por soluções dos novos problemas relativos às questões: processamento e análise de energia, automação e instrumentação.

 

Objetivos específicos

Ao final do curso, o Mestre em Engenharia Elétrica da área de Automação e Sistemas de Energia será capaz de:

- Propor e desenvolver investigação científica na área;
- Desenvolver massa crítica capaz de resolver problemas de engenharia, gerando e difundindo conhecimento técnico e científico;
- Liderar projetos de P&D em suas respectivas empresas;
- Especificar, implantar e desenvolver novas tecnologias que resultem em maior rendimento energético;
- Desenvolver tecnologias para a geração e processamento de energia de forma sustentável e renovável;
- Desenvolver e implementar tecnologias mais modernas e inovadoras que resultem na melhoria dos processos industriais existentes;
- Desenvolver instrumentos de medição, aperfeiçoar técnicas experimentais e suas aplicações tecnológicas;
- Desenvolver capacidades para análise, operação, controle e proteção de sistemas elétricos de potência.

 

Área de Concentração

   Automação e Sistemas de Energia
Esta área de concentração abrange os sistemas de energia, onde se situam o planejamento, a operação e o controle do fornecimento de energia elétrica, bem como o monitoramento e automação otimizada destes sistemas e equipamentos envolvidos que fazem uso intensivo de energia. Cada vez mais, os sistemas de energia e sua automação tornam-se mais complexos, necessitando de tecnologias avançadas para fazer frente a uma demanda crescente, a um sistema interligado que abrange praticamente todo o país, com um gerenciamento e controle cada vez mais sofisticados, fazendo uso de conhecimentos modernos de diversas áreas científicas. Para acompanhar as exigências crescentes para o fornecimento de uma energia com qualidade, bem como para o uso eficiente de energia, necessitam-se ferramentas avançadas e técnicas matemáticas modernas, aliadas a novas tecnologias de sensoriamento, controle e automação, cujos desenvolvimentos constituem objetos de pesquisa da área de Automação e Sistemas de Energia do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da UTFPR.

 

Linhas de Pesquisa

   Processamento e Análise de Energia
Processamento e Análise de Energia é uma linha de pesquisa que contempla desde a modelagem matemática de sistemas de geração, transmissão e de distribuição de energia elétrica, até o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à criação de dispositivos e soluções para o gerenciamento e processamento de energia, abrangendo operação, controle e proteção de sistemas elétricos. Dentre seus objetivos, pode-se citar: i.) a conversão estática de energia elétrica em suas diversas formas, visando controlar adequadamente o fluxo de potência com alto rendimento e qualidade; ii.) o processamento eletrônico de energia, buscando formas de condicionamento de energia visando a geração elétrica distribuída; iii.) o desenvolvimento de sistemas de filtragem ativa e desenvolvimento de topologias para produzir energia com alto fator de potência; iv.) a aplicação industrial na área de energia elétrica, como em conversores para iluminação, fontes de alimentação, acionamento de máquinas elétricas, controle de conversores estáticos e sistemas ininterruptos de energia; v.) o processamento de energia proveniente de fontes renováveis.

   Sistemas de Automação e Instrumentação
A linha de pesquisa Sistemas de Automação e Instrumentação busca desenvolver técnicas de atuação, controle e monitoramento com foco em sistemas de conversão de energia, geração de energia a partir de fontes renováveis, smart grids, bem como em processos industriais em geral. Para tanto, aplicam-se técnicas de instrumentação avançada baseada em diversas modalidades, tais como sensoriamento ótico, elétrico e acústico, que utilizem ferramentas de processamento de dados avançados. Neste âmbito, buscam-se ferramentas de processamento de sinais robustas, tais como, algoritmos de reconstrução tomográfica de imagens e processamento adaptativo de sinais. É também do escopo dessa linha a pesquisa de formas eficientes de propagação dos dados de sensores e atuadores até um ponto centralizador remoto.

 

Laboratórios

O PPGSE conta com laboratórios de uso exclusivo para o curso de mestrado. Para atender as demandas dos professores e alunos, o PPGSE também conta com uma secretaria acadêmica e um Setor de Manutenção e Patrimônio (SEMAP), compartilhados com o Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT).
O investimento em espaços exclusivos para pesquisa, com potencial para transferência de tecnologia, geração de indicadores de produção científica a partir de artigos científicos e depósitos de patentes, formação de recursos humanos (graduação e pós-graduação), são as principais justificativas para criação destes ambientes.

- Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia – LPEE
- Laboratório de Energia Solar – LABENS
- Laboratório de Engenharia de Sistemas Optoletrônicos – LabESO
- Laboratório de Estudos em Sistemas Elétricos de Potência – LESEP
- Laboratório de Instrumentação e Sensores Industriais - LASII
- Laboratório de Sistemas de Comunicações - LabSC
- Laboratório de Eficiência Energética - LEfE