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Sobre o PROFQUI

por tassia publicado 29/08/2018 16h48, última modificação 09/07/2021 15h59

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é um programa de pós-graduação semipresencial, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional na área de Química com oferta nacional.

É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas.

O PROFQUI tem como foco proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência em educação básica do país.

 

Objetivo do curso/perfil do profissional a ser formado

O PROFQUI é um programa de pós-graduação, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional, que tem como foco proporcionar formação continuada qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência no Ensino Médio do país.

O Programa, de alcance nacional, visa atender, em médio prazo, a formação continuada dos professores da Educação Básica Brasileira, que atuam na disciplina escolar Química.

 

Descrição sintética do esquema de oferta de curso

O IQ-UFRJ coordenará o programa nacional em rede do Mestrado Profissional em Química (PROFQUI), com a parceria da SBQ e as Instituições Associadas e os Polos Regionais que compõe o Mestrado Profissional em Química em rede em todas as regiões do País, seguindo o projeto e regulamento específico que foi submetido e aprovado no seu Conselho Superior. As Instituições Associadas são as instituições aprovadas para integrarem o Projeto PROFQUI e que tiverem o mesmo projeto da Instituição Sede aprovados nos seus Conselhos Superiores. Os Polos Regionais deverão estar ligados as IES e formadas por docentes destas instituições, devidamente credenciados, e com o projeto aprovado no seu Conselho Superior da IES. A abrangência do PROFQUI é nacional e pretende estar presente em todas as regiões do País.

O Mestrado Profissional em Química está organizado para ser concluído em quatro semestres consecutivos (24 meses). Após a conclusão da parte teórica os alunos deverão desenvolver um trabalho de dissertação, envolvendo, necessariamente, temas relacionados com atividades didáticas para o ensino médio.

 

Área de concentração

Química

 

Linhas de pesquisa

 

LP1-Novas tecnologias e comunicação
Esta linha de pesquisa explora, de modo crítico e reflexivo, a produção e utilização das tecnologias da informação e comunicação e da evolução tecnológica nos processos de formação, ensino e aprendizagem. Explora ainda a divulgação científica como um dos aspectos centrais da produção dos saberes científicos sob o ponto de vista histórico-sócio cultural e teórico-metodológico. Busca, por outro lado, produzir materiais multimídias de natureza didático-pedagógico que contribuam para melhor desempenho das atividades de divulgação e de ensino de química, focalizando inclusive as plataformas móveis como veículos para a apropriação da cultura química escolar.

 

LP2-Química ambiental e energia
Esta linha de pesquisa investiga as dimensões históricas, culturais e novas abordagens de cunho científico, teórico e experimental, dos processos ambientais e energéticos em geral. Estuda as formas de relação da química como o ambiente, tendo em vista ser uma modalidade da ciência que se manifesta na sociedade em ampla confluência com a tecnologia. Procura desenvolver projetos de produtos e processos voltados para o uso em sala de aula, laboratório e espaços não formais, além de e avaliar materiais didáticos e estudar as ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos que os justifiquem.

 

LP3-Química da vida
Esta linha de pesquisa investida as dimensões históricas, culturais e novas abordagens de cunho científico, teórico e experimental, da química dos produtos naturais, fármacos e processos biológicos. Estuda as formas de relação da química com outras disciplinas, tais como a Biologia e a Ciência de Alimentos, na dimensão do Ensino Básico. Procura desenvolver projetos e dinâmicas multidisciplinares voltadas para o uso em sala de aula, laboratório e espaços não formais, além de e avaliar e propor materiais didáticos, com foco no tema da Vida, além de estudar as ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos necessários para o seu desenvolvimento.

 

LP4-Novos materiais
Esta linha de pesquisa investida as dimensões históricas, culturais e novas abordagens de cunho científico, teórico e experimental, da química dos novos materiais e dos processos de inovação, seus impactos sociais, riscos e limitações em suas diferentes dimensões na contemporaneidade. Estuda as formas de relação da química com outras disciplinas, tais como a Física e a Matemática, na dimensão do Ensino Básico. Procura desenvolver projetos e dinâmicas multidisciplinares voltadas para o uso em sala de aula, laboratório e espaços não formais, além de e avaliar e propor materiais didáticos, com foco no tema da Vida, além de estudar as ferramentas teórico/metodológicas, bem como os fundamentos científicos necessários para o seu desenvolvimento.