O Programa
LINHA DE PESQUISA
- Teoria dos Números
Estudo das propriedades dos números inteiros; - Equações Diferenciais Parciais
- Estudo da existência, unicidade, regularidade e propriedades de soluções de equações ou sistemas de equações ou sistemas de equações a derivadas parciais;
- Análise Funcional
Estudo das propriedades e estrutura dos espaços de funções; - Ensino Básico de Matemática
Métodos e processos de ensino/aprendizagem de matemática para crianças e adolescentes no contexto do ensino fundamental e médio; - Sistemas Dinâmicos
Estudos das propriedades qualitativas de sistemas descritos por processos evolutivos determinísticos. - Geometria Diferencial
Estudo das propriedades globais de espaços métricos localmente Euclidianos; - Otimização
Estudo de métodos computacionais ou teóricos para encontrar valores e pontos extremos de funcionais, sujeitos a restrições; - Análise Numérica
Estudo de métodos de aproximação de problemas com variáveis contínuas por processos discretos. - Teoria de Singularidades
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
- Álgebra
Estudo das estruturas algébricas, ou seja, das propriedades induzidas por operações formais entre elementos de conjuntos. Inclui, por exemplo, as propriedades dos números inteiros – teoria dos números e a geometria dos conjuntos definidos por equações polinomiais – geometria algébrica; - Análise Matemática
Estudo fundamentado no conceito limite, que inclui desde a estrutura métrica dos números reais até o estudo sistemático da estrutura de espaços de funções, de soluções de equações diferenciais e dos conceitos de medida e de integral;
- Ensino de Matemática
Trata-se do estudo das formas e estratégias de ensino aprendizagem de conteúdo matemático. - Geometria e Topologia
Área de estudo das propriedades métricas e invariavelmente por deformação dos espaços localmente modelados nos espaços Euclidianos; - Matemática Aplicada
Estudo interdisciplinar das aplicações dos métodos e idéias matemáticas nas diversas áreas de interesse científico, tecnológico ou social, por meio de desenvolvimento de modelos matemáticos para situação de interesse, pelo estudo teórico ou computacional destes modelos e pelo desenvolvimento de métodos para estudo sistemático destes modelos.
Sobre o Programa
O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.
O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.
Atualmente, mais de 50 Instituições de Ensino Superior fazem parte da Rede Nacional do PROFMAT. A UTFPR oferta o PROFMAT desde 2011 no câmpus Curitiba e desde o primeiro semestre de 2015 no câmpus Cornélio Procópio. A coordenação do polo Cornélio Procópio da UTFPR é atualmente exercida pela Profª. Drª. Michele Cristina Valentino.
O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC/ES da CAPES, em sua reunião, realizada no período de 25 a 29 de outubro de 2010.
Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da SBM de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020"Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pósgraduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação".
O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010. O reconhecimento do PROFMAT pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) foi concebido através da Portaria n° 1325, publicada no D.O.U. de 22/9/2011, Seção 1, Pág. 634, e Retificada pela Portaria n° 1105, publicada no D.O.U. de 4/9/2012, Seção 1, Pág. 97.
O Programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática, e é executado pelas Comissões Acadêmicas das Instituições Associadas.