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Matrícula

por portal-depps publicado 06/03/2023 11h36, última modificação 15/01/2024 23h45

ATENÇÃO: ORIENTAÇÕES PARA UMA MATRÍCULA EFICIENTE.

 

Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o seu login e senha recebido pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no Vestibular, clique no link da Plataforma de Matrícula para participar da Etapa 1 - Envio da documentação e da substituição de documentos, se for necessário.

 

O processo de Requerimento de Matrícula da UTFPR compreende 2 (duas) Etapas, ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo e da Autenticação Administrativa. As etapas são:

  • ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação e da substituição de documentos se necessário.
Procedimento Obrigatório a todos os candidatos convocados em todas as chamadas.

  • ETAPA 2: Consiste na Confirmação do interesse em iniciar suas atividades como aluno da UTFPR.
Procedimento obrigatório a todos os candidatos "MATRICULADO ETAPA 1" de todas as chamadas.

Procedimento Obrigatório a todos os candidatos "MATRICULADO ETAPA 1"  de todas as chamadas.

 

ETAPA 1: 

A Etapa 1 consiste no preenchimento de cadastro online, via plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma,  onde o candidato deverá fazer o upload  da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III do edital.

O upload é o envio, via Plataforma de Requerimento de Matrícula, de arquivo eletrônico contendo cópia digitalizada dos documentos solicitados.

O acesso a Plataforma de Requerimento de Matrícula se dará logo após a convocação, por meio de login e senha que o candidato receberá pelo seu e-mail cadastrado na inscrição do Vestibular.

O candidato que não realizar completamente a operação de preencher e salvar o questionário, não poderá participar da substituição de documentos da respectiva chamada.

 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR CORREIOS, E-MAIL OU PRESENCIALMENTE.

Fases:


Documentação Necessária :
Toda a documentação necessária, conforme a sua categoria de Cotista ou Ampla Concorrência, está disponível no Anexo III do edital (Ver quadro de links rápidos acima).

 1. Envio da Documentação (remotamente):

O candidato deverá efetuar o preenchimento de cadastro online, via Plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma,  onde o candidato deverá fazer o upload  da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III.

Na impossibilidade de digitalizar e enviar alguns dos documentos descritos no Anexo III, o candidato poderá substituí-lo por declaração, conforme Modelo 7, disponibilizado no Modelos de Declarações, de que aquele documento existe e está de acordo com os requisitos exigidos na categoria de cota do candidato. Os documentos que podem ser substituídos por declaração estão indicados com observação correspondente no Anexo III.

A substituição de qualquer documento pela declaração não exime o candidato de apresentar o documento em formato eletrônico, em data a ser informada ao longo do primeiro período letivo, bem como o original durante a Autenticação Administrativa conforme descrito no item 11 deste Edital.

Os documentos digitalizados devem conter todas as suas páginas (frente e verso) e estarem perfeitamente legíveis, além de que, cada página deve ser integralmente digitalizada.

IMPORTANTE: Esta etapa somente estará concluída após clicar no botão ENVIAR REQUERIMENTO na Plataforma de Requerimento Matrícula.

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2. Análise da Documentação pelas comissões:

Após o candidato enviar a documentação, esta será analisada por comissão competente. 

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3. Resultado Preliminar da Análise Documental:

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido, se falta documento ou se existe documento ilegível que deve ser substituído. 

O Resultado poderá  ser visualizado individualmente na Plataforma de Requerimento de Matrícula.

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4. Complemento da documentação (remotamente):
No período de substituição, documentos faltantes e/ou ilegíveis poderão ser substituídos, via upload pela Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

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5. Análise do complemento de documentos pelas comissões:
Após o candidato enviar a documentação substituta, esta será analisada pela devida comissão que emitirá parecer que poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

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6. Resultado Preliminar da Etapa 1

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido ou não.
O Resultado, Etapa 1 Concluída, poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

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7. Recurso (remotamente):
Após o resultado da análise documental, no caso de indeferimento, caberá recurso fundamentado, no período estipulado no cronograma e enviado pela Plataforma de  Requerimento de Matrícula.
Obs.: Entende-se por recurso de indeferimento de matrícula o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato.

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8. Resultado Final da Etapa 1
Após análise do recurso, o resultado será publicado no portal da UTFPR.

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Cronograma:
No cronograma estão disponíveis todas as datas/períodos das fases da matrícula que o candidato precisa acompanhar (ver quadro de links rápidos acima).

 

ETAPA 2:

- Obrigatório para todos os candidatos "MATRICULADOS ETAPA 1".

 

A Etapa 2 consiste na confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR. Esta confirmação o efetivará como estudante, realizando automaticamente a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período do curso de sua inscrição. Pela não confirmação entende-se que o candidato está desistindo da sua vaga fazendo com que o mesmo perca o direito à vaga. Para esta confirmação, o candidato deverá acessar o "Portal do Aluno" na data constante no Cronograma com o login e senha recebidos pelo endereço de e-mail cadastrado em sua inscrição no Vestibular.

O candidato que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento de qualquer uma das duas Etapas, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após a publicação do resultado. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus. Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir.

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AUTENTICAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Todos os documentos enviados (upload) na Etapa 1, bem como os documentos que porventura tiverem sido substituídos por declaração, deverão passar por Autenticação Administrativa.

 Entende-se por Autenticação Administrativa a verificação da autenticidade dos documentos enviados na plataforma, comparando com os documentos originais, a serem apresentados quando retornarem as atividades presenciais na UTFPR.

O candidato na condição Etapa 1 Concluída ou seu representante, sem necessidade de procuração, deverá apresentar no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do campus no qual o candidato se inscreveu, para a devida Autenticação Administrativa, todos os documentos originais correspondentes aos que foram enviados remotamente.