Você está aqui: Página Inicial > Avaliação > Estágio Probatório
conteúdo

Estágio Probatório

por admin publicado 24/11/2016 10h34, última modificação 29/03/2021 10h33

Todo servidor efetivo, após ingressar na UTFPR por meio de concurso público, passará por período de avaliação de sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo ocupado, observados os fatores de assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

Compreende o período de 36 (trinta e seis) meses, contados a partir da data de ingresso do servidor no cargo. Cabe apenas aos servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo, portanto, àqueles que ingressaram por meio de concurso público.

A aprovação no estágio probatório é requisito fundamental para a aquisição da estabilidade no serviço público e no cargo.

O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

 

Processo no SEI

Consulte a Base de Conhecimento do processo no SEI denominada "Pessoal: Estágio Probatório - Avaliação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Obs.: Para acesso ao SEI utilizar o mesmo login e senha de acesso aos Sistemas Corporativos. Caso haja problemas no acesso, é necessário atualizar a senha nos Sistemas Corporativos.

 

Sistema de Estágio Probatório - SEP

Para o acompanhamento, avaliação e gestão dos estágios probatórios iniciados na vigência do novo regulamento, está em desenvolvimento o Sistema de Estágio Probatório - SEP.

A utilização do SEP é restrita às áreas e atores envolvidos no processo de estágio probatório e deve seguir as orientações da respectiva Base de Conhecimento "Pessoal: Estágio Probatório - Avaliação" no SEI. 

O acesso ao SEP se dá pelos Sistemas Corporativos da UTPFR no endereço https://sistemas2.utfpr.edu.br/home . Após, clique em Gestão de Pessoas e em seguida em  Estágio Probatório. Dentro desta opção haverá outras duas denominadas "SEP - Comum" e "SEP-RH". 

SEP - Comum: acesso para servidores avaliados, chefias e CASEP

Funções disponíveis: cadastro e edição de plano de trabalho, aprovação de plano de trabalho, avaliação parcial de todos os membros avaliadores, autoavaliação do interessado, relatório da CASEP.

SEP - RH: acesso apenas para COGERH e SEDEP/DIRGEP

Funções disponíveis: cadastro de novo processo, cadastro e gerenciamento de chefias e membros avaliadores, alteração de participantes do processo.

 

Regulamentos

Deliberação COUNI nº 13/2017, de 23 de junho de 2017 - Regulamento de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Novo regulamento, vigente para servidores ingressantes a partir de 01/06/2019)

Deliberação nº 24/1991, de 04 de outubro de 1991 - Normas para avaliação de desempenho do Estágio Probatório (Vigente para servidores ingressantes até 31/05/2019)

 

Legislação