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Dúvidas sobre o Plano de Saúde

por admin publicado 18/01/2018 07h26, última modificação 07/12/2022 15h23

Qual o tipo de plano? 

Plano de Saúde da UTFPR (Unimed Curitiba com abrangência Nacional em apartamento com obstetrícia) – Regulamentado pela Agência Nacional de Saúde.

 

Quem pode ser beneficiário? 

Podem participar do plano todos os servidores da UTFPR, ativos, aposentados, respectivos dependentes, pensionistas vitalícios ou temporários, exceto os que percebem pensão alimentícia.

 

Qual o procedimento para adesão? 

Para aderir ao Plano de Saúde, utilize o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), através do preenchimento de termo de adesão, até o dia 15 de cada mês, para que a utilização possa ocorrer a partir do dia 1º do mês subseqüente. 

 

Como utilizar o plano?

Da posse do cartão de identificação, o servidor escolhe o médico e marca a consulta. Caso sejam necessários exames e/ou procedimentos complementares, o servidor dirige-se à Unimed da cidade onde o exame será realizado para efetuar as devidas liberações. Vale ressaltar que o servidor deverá monitorar as liberações de procedimentos através dessa mesma Unidade da Unimed local. 

Clique aqui para saber mais sobre liberação de exames.

 

Qual é o valor da contribuição?

O desconto é efetuado por titular e seus respectivos dependentes, de acordo com a cota de participação do servidor, sendo encaminhado para débito em conta corrente, na qual recebe o salário, que necessariamente deve ser do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, na data do pagamento.

 

O valor da contribuição é definido conforme o regulamento do plano, considerando a faixa de remuneração do titular.

O principal fator que define o valor da contribuição é o volume de gastos efetivamente realizados pelos beneficiários. A contratação é por custo operacional, ou seja, a prestadora cobra da UTFPR a fatura do que foi efetivamente gasto com materiais e procedimentos de saúde dos titulares e seus dependentes. Assim, considerando o histórico dos meses anteriores, o valor da contribuição total dos beneficiários deve ser suficiente para pagar a fatura mensal, de maneira que, quanto menos se gasta de fatura mensal, a tendência é que a contribuição não precise ser reajustada ou, se necessário, reajustada com um índice menor.

Outro importante fator é a inflação específica da área de saúde, que costuma ser maior que a inflação média.

 

Há limites de consultas?

A título de coparticipação, o titular contribuirá com 20% (vinte por cento) do valor de todas as consultas realizadas por ele ou por seus dependentes. A contribuição da coparticipação será contabilizada juntamente com a mensalidade do mês posterior ao do faturamento.

 

Qual o procedimento para desligamento?

O desligamento poderá ser solicitado até o dia 15 de cada mês, e sua exclusão junto à contratada se dará a partir do último dia do mês vigente. Desligamentos solicitados após o dia 15 permanecerão vigentes até o último dia do mês subsequente ao do requerimento. O plano poderá ser utilizado no mês do requerimento da exclusão, ocorrendo ainda a sua contribuição mensal. Para voltar a integrar o plano, deve-se cumprir 12 meses desde a data de desligamento, com exceção dos casos de titulares afastamentos do país para pós-graduação no caso de filho, enteado, tutelado ou curatelado até 24 anos que retoma os estudos em estabelecimento de ensino regular. 

 

Quais as coberturas do Plano?

As normas para utilização dos serviços são as constantes em regulamento próprio, sendo regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

https://www.ans.gov.br/index.php/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/737-rol-de-procedimentos

 

Quais são os prazos para liberação dos procedimentos e exames?

Os prazos são estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. Nos casos de situações de emergência, as liberações não seguem este trâmite, sendo liberados conforme a necessidade. Já os materiais, medicamentos, cirurgias e exames de auto custo serão enviados à Auditoria da Unimed, não sendo liberados imediatamente. 

Clique aqui para saber mais sobre liberação de exames.

 

É possível acompanhar os gastos com o Plano?

Sim. Já está disponível para consulta o Relatório de Consultas e Exames realizados pelo titular e respectivos dependentes. Os relatórios de despesas médicas estão disponíveis para consulta, exclusivamente, nos Sistemas Corporativos Internos da UTFPR, podendo ser obtido em 'Sistemas Gerais', 'Plano de Saúde de Servidor'. Além das mensalidades, consultas extras, exames e subsídios, será possível conferir também os dados bancários para débito automático.

Acesse o passo a passo para emitir o relatório de despesas médicas

 

A contratação da empresa prestadora do serviço foi através de licitação?

Sim, a contratação foi realizada através de processo licitatório, sendo que o contrato prevê o pagamento de taxa de administração per capita no valor de R$ 36,72 (trinta e seis reais e setenta e dois centavos).

 

Como solicitar o reembolso?

Quando não houver prestador de serviço credenciado na especialidade na cidade ou na região, o titular do Plano de Saúde deverá entrar em contato com a empresa contratada e seguir os procedimentos por ela estabelecidos para reembolso. 

O titular do plano de saúde deverá preencher o Formulário de Solicitação de Reembolso e enviar para o e-mail da Unimed (utfpr@unimedcuritiba.com.br) juntamente com os demais documentos comprobatórios.

Documentos: formulário, nota fiscal ou recibo, relatório médico.

 

Como utilizar melhor o Plano?

Acesse o manual com informações relevantes para você aproveitar todas as vantagens de ser um beneficiário da Unimed Curitiba. Leia, guarde e consulte sempre que precisar! Lembre-se: você é o principal responsável pela saúde do seu plano.

Dicas para você usar melhor o seu plano de saúde

Aplicativo
Com o aplicativo Unimed Cliente PR, pode ser usado o cartão virtual do beneficiário e de seus dependentes junto a um documento de identificação com foto. Assim, não é necessário usar a via física. Também, por meio do app, o servidor pode encontrar o guia médico, liberar guias de exame e desbloquear o cartão.

Cobrança
É importante a certificação de que o plano de saúde não oferece a cobertura contratual, antes de realizar o pagamento aos prestadores de serviço ou aos médicos cooperados. Não há reembolso para instrumentadores cirúrgicos. Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato com a Central de atendimento 0800-642-2002.

Exames
Nem todo o exame precisa de autorização. É possível confirmar com o médico, a secretária ou por meio do portal Unimed Curitiba. Os exames podem ser feitos em uma das uma das 16 unidades da Unimed Laboratório. 

Em outros estados
O plano tem cobertura nacional para utilizar em outro local, basta consultar o Guia Médico da Unimed Brasil.  Para esses procedimentos, é preciso buscar a Unimed da sua região, levar documentos de identificação, o cartão do plano e o pedido do médico carimbado e assinado, com o código e a descrição do procedimento. É muito importante também ter a justificativa médica e o laudo de exames realizados recentemente.

Internamentos
As guias, com os laudos e códigos dos procedimentos, devem ser liberadas com antecedência.

Guia Médico
No Guia Médico, só é preciso digitar o código do cartão do plano para fazer a busca por endereços e contatos de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais.

Situação de emergência
Caso não possa esperar atendimento em consultório, o servidor pode se dirigir a um dos hospitais credenciados com atendimento 24 horas, com o cartão do plano e um documento com foto.