PDP 2021 - Aberto o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento
A Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas (SEDEP) deu início ao levantamento das ações de desenvolvimento que deverão constar no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2021. O PDP é instrumento obrigatório da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e está previsto no Decreto nº 9.991/2019. O referido Decreto prevê que a construção do PDP seja realizada anualmente e que seu conteúdo norteie todas as ações de desenvolvimento realizadas pelo órgão.
A planilha do levantamento deverá ser preenchida pelas chefias imediatas, coordenadores de curso, diretores de área e pró-reitores até 20 de maio 2020 e deverá conter as necessidades de desenvolvimento dos servidores da instituição a serem iniciadas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. As necessidades a serem incluídas devem retratar as necessidades de desenvolvimento que são de interesse institucional, e não individual, e que serão consideradas como prioritárias pela área para execução em 2021.
Em cada câmpus a COGERH disponibilizou às respectivas diretorias uma planilha do levantamento de necessidades de desenvolvimento para ser preenchida considerando as diferentes possibilidades de oferta de ações de desenvolvimento, a saber: cursos de aperfeiçoamento, congressos e eventos, cursos de educação formal, entre outros. Na Reitoria, a SEDEP realizou a mesma ação com as Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas.
Vale lembrar que para 2021 passa a ser obrigatório constar no PDP 2021 todas as necessidades de desenvolvimento consideradas como prioritárias para a instituição, inclusive as relacionadas aos afastamentos para pós-graduação e licença para capacitação. Por isso é indicado que as chefias e equipes conversem antes do preenchimento da planilha
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É importante que o responsável pelo preenchimento faça um controle interno dos servidores que pretendem participar dos editais para se afastar para pós-graduação ou para licença para capacitação. Na planilha do levantamento deve ser registrada apenas a área em que os servidores precisam se desenvolver (conforme exemplos disponibilizados na própria planilha compartilhada), e não os nomes dos servidores interessados, ou dos programas de pós-graduação, por exemplo.
Em razão do atual contexto de pandemia em que vivemos, e das medidas de contingenciamento adotadas pela UTFPR para prevenção do COVID-19, a SEDEP tem conhecimento de que haverá dificuldade para executar muitas das ações previstas no PDP 2020. Desta forma, as áreas poderão avaliar e decidir quais as ações previstas no PDP 2020 deverão ser replicadas no PDP 2021 para execução no próximo ano.
Para dúvidas ou maiores informações, entre em contato com a COGERH do seu câmpus, ou com a SEDEP na Reitoria.
Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas (SEDEP)
sedep@utfpr.edu.br