Você está aqui: Página Inicial > Mural > “Universidade Tecnológica brasileira: virtudes, desafios e contradições” é publicado em revista internacional

publicado: 24/03/2023 14h02 última modificação: 24/03/2023 14h13

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é tema da revista científica mexicana Universidades, produzida pela União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL) deste mês. Com o artigo “Universidade Tecnológica (UT) brasileira: virtudes, desafios e contradições”, produzido por Marcos Schiefler Filho e Maurini de Souza, a revista apresenta a UTFPR como uma instituição que tem se constituído na direção de investir na educação plena, isto é, em que os aspectos para a formação de um cidadão emancipado caminhem paralelamente às obrigações do modelo regente às UTs, mais imediatista.

O artigo, publicado em português e espanhol e com o resumo, ainda, em inglês, é o primeiro do periódico, seguido por outros oito trabalhos, dos diferentes países que compõem a UDUAL. Para o reitor da UTFPR e um dos autores, a inclusão da Universidade nesse contexto internacional é uma oportunidade ímpar; “fui convidado pelo editor da revista próximo ao natal para entregar em cerca de três semanas. Conversei com a Maurini, que aceitou o desafio e trabalhamos nisso nos últimos dias do ano passado e primeiros dias deste ano. Foi corrido, mas valeu a pena. As universidades de toda a América Latina e Caribe estão recebendo o material e conhecendo nossa história e nosso trabalho, para a constituição de uma Universidade em que tecnologia e humanismo são bases igualitárias”.

O trabalho aborda as contradições do Brasil enquanto um dos maiores países do mundo e o investimento tardio em educação, que hoje ainda está em construção. Busca modelos internacionais, como o do MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets, melhor universidade do mundo nos principais rankings) e exemplos históricos, para explicar a importância de uma educação que preconize o equilíbrio entre a produção de tecnologia pautada na ética, no conhecimento pleno e na responsabilidade. Em um dos esclarecimentos sobre a missão da UTFPR, o artigo apresenta que “defende-se que a UTFPR é exemplar no seu formato, mesmo com as contradições que emana: como UT, a instituição não se restringe a ligações com o segundo setor produtivo (empresas, indústrias), mas recebe estudantes provindos, majoritariamente, do ensino médio, a quem se busca ofertar formação plena para um cidadão emancipado; por outro, sua história e investimentos curriculares apontam para uma educação diferenciada, que se destaca em registro de patentes e estuda tecnologia em diferentes áreas e sob diferentes aspectos – da criação e formulação à reflexão e crítica, não abandonando o produtivismo, mas visando à plenitude. Até por essa dialética, assinala e propõe caminhos para novos investimentos nesse formato”.

O artigo na íntegra pode ser encontrado em https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2023/03/Universidades-95-w.pdf .