Você está aqui: Página Inicial > Mural > Comunicado | Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19

Comunicado | Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19

publicado: 16/12/2020 16h39 última modificação: 16/12/2020 16h53

A Reitoria da UTFPR informa à comunidade acadêmica o que segue:

1. Ao assumirmos a gestão da instituição, iniciamos intenso processo de diagnóstico e ambientação das ações institucionais. Esse processo também abrangeu os programas e ações da área da assistência estudantil.

2. Em especial, o Programa de Auxílio Estudantil, operacionalizado em grande medida pelo Edital 015/2020 - PROGRAD/ASSAE - Auxílio Estudantil Emergencial - Covid19, no ano de 2020, em função de sua importância para o apoio à permanência dos/as estudantes que apresentam vulnerabilidade socioeconômica e devido ao volume significativo de recursos despendidos à sua realização, passou por minucioso processo de avaliação.

3. No que corresponde à saúde financeira, para cumprimento dos pagamentos dos auxílios constantes no Edital 015/2020 - PROGRAD/ASSAE, verificou-se a necessidade de adequação dos valores nele previstos. Isso porque, há divergência entre os reais recursos disponíveis para pagamento dos auxílios frente aos custos demandados para o seu integral custeio para os próximos meses.

4. Ao tomarmos conhecimento dessa situação, iniciamos processos de diálogo e avaliação com as equipes dos/as profissionais que atuam junto à assistência estudantil e representantes estudantis, em todo os nossos câmpus, com o objetivo de proporcionar o atendimento mais justo e satisfatório dos/as estudantes contemplados no referido Edital, com os recursos disponíveis.

5. Considerando e ponderando todas as contribuições e proposições apresentadas, informamos à comunidade acadêmica que conseguimos garantir aos estudantes o pagamento do Auxílio Estudantil Emergencial - Covid19, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, com necessários reajustes nos valores de suas modalidades, conforme segue:

Auxílio estudantil emergencial Covid-19 - Tipo I - de R$ 600,00 para R$ 500,00;
Auxílio estudantil emergencial Covid-19 - Tipo II - de R$ 350,00 para R$ 300,00;
Auxílio estudantil emergencial Covid-19 - Mobilidade Internacional - Benefício em pecúnia no valor correspondente a € 100,00 (Cem euros) + o valor do auxílio alimentação (permanece sem alterações).

6. No mês de fevereiro de 2021 será lançado novo processo de inscrição e seleção ao Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR para vigência nos anos de 2021 a 2022.

7. Agradecemos a todos/as os/as profissionais e estudantes que envidaram esforços para a consolidação desta proposta possível, a qual damos publicidade e encaminhamento neste informativo.

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional
Assessoria de Assuntos Estudantis