Você está aqui: Página Inicial > Mural > Confira dicas para melhor uso do plano de saúde
conteúdo

Notícias

Confira dicas para melhor uso do plano de saúde

publicado: 27/08/2018 10h50 última modificação: 05/10/2018 12h15

Muitos servidores aderiram ao plano de saúde oferecido em convênio com a UTFPR, mas não aproveitam todas as vantagens. Para isso, foram compiladas algumas dicas para melhor uso pelos beneficiários com base no manual disponibilizado pela Unimed.

Aplicativo
Com o aplicativo Unimed Curitiba, pode ser usado o cartão virtual do beneficiário e de seus dependentes junto a um documento de identificação com foto. Assim, não é necessário usar a via física. Também, por meio do app, o servidor pode encontrar o guia médico, liberar guias de exame e desbloquear o cartão.

Cobrança
É importante a certificação de que o plano de saúde não oferece a cobertura contratual, antes de realizar o pagamento aos prestadores de serviço ou aos médicos cooperados. Não há reembolso para instrumentadores cirúrgicos. Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato com a Central de atendimento 0800-642-2002.

Exames
Nem todo o exame precisa de autorização. É possível confirmar com o médico, a secretária ou por meio do portal Unimed Curitiba. Os exames podem ser feitos em uma das uma das 16 unidades da Unimed Laboratório. 

Em outros estados
O plano tem cobertura nacional para utilizar em outro local, basta consultar o Guia Médico da Unimed Brasil.  Para esses procedimentos, é preciso buscar a Unimed da sua região, levar documentos de identificação, o cartão do plano e o pedido do médico carimbado e assinado, com o código e a descrição do procedimento. É muito importante também ter a justificativa médica e o laudo de exames realizados recentemente.

Internamentos
As guias, com os laudos e códigos dos procedimentos, devem ser liberadas com antecedência.

Guia Médico
No Guia Médico, só é preciso digitar o código do cartão do plano para fazer a busca por endereços e contatos de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais.

Reconsultas
O retorno ao consultório médico antes de 30 dias, pelo mesmo motivo ou para apresentar exames, é uma reconsulta. Ou seja, não precisa de nova liberação.

Situação de emergência
Caso não possa esperar atendimento em consultório, o servidor pode se dirigir a um dos hospitais credenciados com atendimento 24 horas, com o cartão do plano e um documento com foto. 

Para conferir outras dicas, consulte o manual.

 

Secretaria de Benefícios