Você está aqui: Página Inicial > Mural > E a fênix revive na UTFPR

E a fênix revive na UTFPR

Mensagem da Reitoria da UTFPR no início das aulas

publicado: 02/03/2023 11h18 última modificação: 02/03/2023 12h39

Os antigos egípcios contavam que a ave Fênix, quando percebia que iria morrer, organizava seu ninho e aguardava que o sol a incendiasse com sua casa. Das cinzas, esse pássaro revivia, fortalecia-se e iniciava mais um ciclo de sua longeva existência. Ao observar a volta dos estudantes, neste primeiro dia de aula, na UTFPR existente nas 13 cidades do Paraná, o mito vem às mentes, pois os servidores desta Instituição, que ainda não saíram em férias neste ano (os que trabalham na gestão universitária) ou que voltaram em fevereiro, entendem a beleza e as cores da vida que os estudantes representam para nós.

Confira o vídeo de mensagem do reitor Marcos Schiefler.

É nesse encontro – trabalhadores pela educação e estudantes - que a Universidade se torna radiante e contagia belamente o planeta com sua capacidade de intervir no mundo pelo conhecimento científico. É no compartilhamento dos diferentes saberes, durante cada dia, que nos fortalecemos e estendemos asas para a atuação no entorno e nos diferentes espaços a que a tecnologia nos remete.

É pela ciência de que somos formados e reformados pela responsabilidade ética com todos os cidadãos e todas as cidadãs deste país, que, unidos e unidas, mantemos nossa Universidade. É com ela que alçamos voos equilibrados entre as necessidades e as condições, chegando às alturas de uma Instituição centenária.

Contem conosco, estudantes. Não com pessoas perfeitas, mas com profissionais incansáveis, que se reinventam, revivem, retornam quantas vezes forem necessárias e aprendem, em comunidade, o significado desta vida acadêmica.

Marcos Schiefler Filho, reitor da UTFPR, e equipe diretiva.