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Orientação sobre emissão de certificado digital pela UTFPR

publicado: 04/08/2023 10h53 última modificação: 04/08/2023 10h53

Prezados(as) servidores(as),

Desde setembro de 2021 a UTFPR mantém contrato com o Serpro para emissão de certificados digitais. A emissão desses certificados possui custos e está condicionada ao interesse institucional, ou seja, se aplica aos servidores que, no âmbito de suas atividades laborais, utilizam algum sistema que exija certificação digital para acesso.

A solicitação de certificados digitais do Serpro ocorre via requerimento no SouGov.br, pelo próprio servidor, após autorização da PROPLAD (para servidores da reitoria) ou das DIRPLADs (para servidores dos campi).

Já para a assinatura eletrônica de documentos em geral, o governo disponibiliza uma ferramenta gratuita: https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica. No link informado, constam todas as orientações necessárias para realizar a assinatura eletrônica de documentos.

Assim, orientamos, a fim de otimizar o trabalho das unidades envolvidas com o processo de aprovação das solicitações de certificados digitais, que o servidor analise qual opção atende à sua necessidade e, se for o caso, efetue requerimento no SouGov.br apenas após autorização do setor competente.

Reforçando a informação:

  • Para emissão de certificado digital para acesso a sistemas: entrar em contato com a PROPLAD, se reitoria, ou DIRPLAD, se campus, e realizar o requerimento no SouGov.br.
  • Para assinaturas eletrônicas em documentos: acessar o portal  https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica.

 

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