Você está aqui: Página Inicial > Mural > Palavra do reitor: consulta informal para diretor de câmpus

Palavra do reitor: consulta informal para diretor de câmpus

publicado: 14/05/2021 08h34 última modificação: 14/05/2021 10h11

Foi concluído na quarta, 12 de maio, o processo de consulta à comunidade para a escolha do diretor-geral ou da diretora-geral de 12, dos 13 câmpus da UTFPR. Durante mais de 30 dias, a comunidade Utefetiana se mobilizou, em discussões, debates, conversas, argumentos, reuniões e eventos, apresentando seus escolhidos ou ratificando os nomes de candidatura única, como foi o caso em Campo Mourão, Francisco Beltrão, Londrina e Santa Helena. Em Apucarana e Cornélio Procópio, foram três os candidatos. Em Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa foram dois os que disputaram o pleito. Em Toledo, o processo ocorrerá no segundo semestre deste ano.

Esse acontecimento representa um marco na história de nossa Universidade. Pela primeira vez, a consulta foi integralmente conduzida pelas entidades representativas de professores, técnicos administrativos e estudantes, que, responsável e competentemente, coordenaram regulamento, inscrições, divulgação, informações, sistema de votação online, apuração e todas as ações suplementares. É importante destacar a transparência com que conduziram o processo, que destacou o trabalho sério e responsável da Comissão Eleitoral Paritária. E toda esta conquista não seria possível se não fosse a contribuição essencial e competente da equipe da DIRGTI, com apoio de divulgação da DIRCOM, além da participação de outros setores.

Aliás, outro destaque, que fortalece ainda mais o ineditismo deste processo, foi que, pela primeira vez, houve isonomia nos votos de professores, técnicos administrativos e estudantes, com 33% 1/3 de peso para cada categoria. Foi uma prova de confiança em nossa comunidade, que se demonstrou madura em suas escolhas. Particularmente, no caso da consulta no Campus Curitiba, pela primeira vez, o conjunto de votantes se restringiu aos estudantes e servidores lá lotados, da forma como ocorre nos demais câmpus, sem a participação dos servidores lotados na Reitoria.

Queremos, aqui, parabenizar a todos os envolvidos. Aos conselheiros do COUNI, que aprovaram a alteração proposta e investiram na evolução do processo democrático, às entidades representativas e Comissão Eleitoral Paritária, aos candidatos e aos votantes. Todos nós, indistintamente, demos uma aula nestes trinta e poucos dias – daquelas aulas que marcam a História e escrevem um novo capítulo no legado de fortalecimento democrático e participativo que está sendo construído.

Agora teremos a escolha dos candidatos pelo COUNI. Mas isso fica para outro dia.

Marcos Schiefler Filho
Reitor da UTFPR