Você está aqui: Página Inicial > Mural > PROPPG se une à carta em defesa do Sistema Nacional de Pós-Graduação

PROPPG se une à carta em defesa do Sistema Nacional de Pós-Graduação

publicado: 28/12/2021 14h09 última modificação: 28/12/2021 14h09

Em 23 de dezembro, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (COPROPI-ANDIFES) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), publicaram uma carta aberta, na qual se posicionam sobre a falta de um direcionamento ao SNPG para o próximo decênio e ações que prejudicam o diálogo no âmbito da CAPES.

É preciso refletir para que as ações sejam construtivas e não agravem ainda mais a situação da Pesquisa e da Pós-graduação no País. Precisamos dialogar e ter calma, mas principalmente necessitamos de união para buscarmos soluções aos problemas enfrentados, sendo o maior deles a “fuga de cérebros”, pela perda de grandes cientistas, atuais e futuros. Não podemos nos calar diante dessa tentativa de destruição da Pesquisa e da Pós-graduação no Brasil. Certamente essa ação cobrará seu preço e novamente toda a sociedade brasileira irá pagar.

É importante ainda destacar que o FOPROP representa os Programas de Pós-Graduação de 257 instituições de ensino superior; o COPROPI, junto à Andifes, constitui-se dos Programas de Pós-Graduação de 73 Instituições do Sistema Federal; e a ABRUEM atua em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas.

A carta na íntegra pode ser acessada AQUI.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR