Você está aqui: Página Inicial > Mural > UTFPR atua na inovação do litoral do Paraná

UTFPR atua na inovação do litoral do Paraná

publicado: 18/08/2023 17h54 última modificação: 20/08/2023 19h11

A UTFPR foi uma das responsáveis pelo seminário “O Litoral em inovação, o futuro em nossas mãos”, produzido pelo Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral) nesta quinta-feira, 17 de agosto. A participação é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos entre a Universidade e o SRI litoral e envolveu a prefeitura de Paranaguá, o governo do estado e o Sebrae.

O evento proporcionou uma contextualização da relevância da inovação para o litoral e a importância das Universidades nesse processo de desenvolvimento e geração de riquezas para sociedade. Para Silvestre Labiak Jr., pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, “isso é de uma relevância considerável quando se entende que as redes que se formam, são redes que extrapolam os limites físicos do território do litoral; dessa forma, a UTFPR, embora não tenha campus no litoral, tem uma participação ativa no desenvolvimento do território, aproximando a pesquisa, a extensão, o empreendedorismo inovador sustentável para a cocriação com a sociedade de soluções que proporcionem oportunidades aos jovens do litoral”.

O pró-reitor destaca o desenvolvimento de projetos que já ocorrem em conjunto com o Sebrae e outras instituições com ações que desenvolvem o empreendedorismo de impacto na região e se organizam em redes de competências, com seus ativos de conhecimento e ativos tecnológicos do litoral e da UTFPR. Como exemplo, cita um dos temas do seminário, a “blue economy” (economia azul): “a Universidade está consolidando uma parceria junto ao Centro de Estudos do Mar (CEM - UFPR), para a efetivação de um Napi (‘Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação’) blue economy, em que temos professores da UTFPR e do CEM-UFPR se articulando para o desenvolvimento conjunto, dentro da política de indução de pesquisas da Fundação Araucária”.

Para Marcos Schiefler, reitor da UTFPR , “Um de nossos investimentos nos últimos anos tem sido a aproximação entre a UTFPR e o governo do estado do Paraná, principalmente por meio da Fundação Araucária e da SETI. Somos a mais paranaense de todas as universidades, com nossos 13 campi distribuídos e fazendo a diferença em cada cidade e região”. Para o reitor, “o tema de Inovação também tem sido prioridade para nós. Somos a única Universidade Tecnológica do Brasil, com pesquisas e ações nesse sentido. Temos muito a colaborar com o estado e com o país”.