Você está aqui: Página Inicial > Mural > UTFPR é destaque no maior evento científico do estado

UTFPR é destaque no maior evento científico do estado

Para o secretário da Seti, premiação é o “Oscar da Ciência e Tecnologia do Paraná”
publicado: 16/11/2023 14h59 última modificação: 16/11/2023 14h59

A UTFPR marcou presença no 36º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, realizado no Palácio do Governo do Paraná, nesta terça-feira (14/11). Além da premiação ao professor e pesquisador Charles Windson Isidoro Haminiuk, a Universidade se destacou na fala do reitor Marcos Schiefler e na participação de estudantes egressos como chefe de cerimônia e organização, respectivamente, de Cristiano Sousa e Itana Sued. O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Segundo a Agência de Notícias Estadual, a premiação “contempla cinco categorias e duas áreas do conhecimento, alternadas anualmente. Nesta edição, foram inscritos trabalhos de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais. A comissão julgadora é formada por profissionais e pesquisadores de fora do Paraná, considerados referência nas respectivas áreas de atuação”.

Charles Windson Isidoro Haminiuk, professor do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBi) da UTFPR em Curitiba, foi o premiado na categoria Pesquisador, área de Ciências Agrárias, com a pesquisa “Estudo sobre os efeitos da digestão gastrointestinal simulada in vitro em compostos bioativos de extratos de flores comestíveis”. O Prof. Haminiuk agradeceu, em sua fala, às instituições que fizeram parte de sua caminhada e destacou o longo tempo de atuação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (17 anos). O artigo desta pesquisa, na qual o pesquisador foi o orientador, pode ser encontrado no Science Direct. O artigo foi publicado no periódico Food Chemistry (fator de impacto 8.8) e tem o título em inglês “Bioactive profile of edible nasturtium and rose flowers during simulated gastrointestinal digestion”. O pesquisador explica que “A premiação levou em consideração a carreira acadêmica e a análise do artigo científico”, sendo esta a primeira vez que um docente da UTFPR é premiado nessa categoria. Também complementa: “Fiquei honrado com o prêmio e agradeço a todos que contribuíram para esta importante conquista”.

Único reitor de Universidade Federal no evento, Marcos Schiefler destacou a importância da parceria entre a UTFPR e o governo do Paraná. O reitor, que participou, na semana passada, da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023, na cidade de Londrina, mostrou que, mesmo sendo Federal, a UTFPR entende sua responsabilidade com o estado, já que é a instituição que atende o maior número de cidades paranaenses; e também reconhece o apoio da gestão estadual, por meio de ações como esta e a realizada na última semana em Londrina. Além disso, Schiefler lembrou de que, em 2022, a UTFPR em Curitiba sediou esse evento, em cooperação direta com o governo do estado. A parceria institucional foi ainda destacada por Aldo Bona, secretário da Seti, que agradeceu a participação.

Para o reitor, “é de um orgulho imensurável ver nossa Universidade ganhando prêmios em todos os lugares. Toda a semana, servidores e estudantes mostram a grande instituição que somos para o Brasil e para o mundo. Nesta ocasião, professor Charles Haminiuk foi premiado não somente por essa grande pesquisa, de importância fundamental, mas também pelo seu trabalho significativo para a ciência” .

Por fim, dois estudantes egressos da UTFPR marcaram o acontecimento com demonstração de profissionalismo e competência. Cristiano Sousa foi o chefe de cerimônias do evento, apresentando toda a premiação e sendo referenciado em diversas falas (inclusive a do reitor Marcos Schiefler, que destacou ser o profissional formado pelo curso de Comunicação da Universidade); também Itana Sued, formada pelo mesmo curso, trabalhou na organização do evento.