Você está aqui: Página Inicial > Mural > UTFPR recebe reitores da América Latina em Curitiba

UTFPR recebe reitores da América Latina em Curitiba

Evento Internacional visa fortalecer a integração das Universidades

publicado: 08/11/2023 07h50 última modificação: 08/11/2023 07h50

Mais de 40 reitores da América Latina se encontram nesta semana, dias 9 e 10 de novembro, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba, para o encontro regional da União das Universidades da América Latina e Caribe (Udualc). De acordo com o site do evento, o VIII Reunión Brasil-Cono Sur pretende, por meio de discussões, palestras, mesas redondas com e entre os reitores membros da Udualc, fortalecer a integração e atuação das universidades envolvidas entre si e com as comunidades de suas regiões.

A ocasião reune reitores brasileiros e dos demais países do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai). Segundo Marcos Schiefler, reitor da UTFPR e vice-presidente Brasil da Udualc, “trata-se um evento singular, que apresenta nossa Universidade como anfitriã de importantes instituições das Américas. Temos trabalhado muito para que os convidados possam vislumbrar a nossa organização e conhecer um pouco do que temos construído neste estado. Além disso, acreditamos que, por meio de ações como esta, ampliaremos a integração entre nossas universidades”.

A Udualc é a “é a maior, mais antiga e mais consolidada rede de Instituições de Ensino Superior na região (América Latina e Caribe). É endossada pela UNESCO como órgão consultivo e de assessoramento. Reúne universidades e instituições de ensino superior de seis regiões: Andina, América Central, Caribe, Cone Sul, México e o Brasil”. O site da Instituição explica, ainda, que a sede da Udualc, atualmente, está na Cidade do Mèxico.

Na programação, além de debates e apresentações internacionais, haverá a participação de duas professoras da UTFPR, Fernanda Baldin, da área de Letras, trata de "Políticas de Integração em Línguas para a relação Brasil Cone Sul" e e Valéria Oliveira, da Comunicação, de “Estratégias de divulgação junto à sociedade das tarefas substantivas das universidades”, dia 10, às 10h45 e 12h45, respectivamente.