Você está aqui: Página Inicial > Mural > UTFPR se reúne com MEC: reposição de vagas de professores

UTFPR se reúne com MEC: reposição de vagas de professores

O Ministério garantiu que irá resolver o problema

publicado: 15/09/2023 17h49 última modificação: 15/09/2023 17h49

Nesta terça-feira, 12 de setembro, a Reitoria e o Sindicato de Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, juntamente com o assessor do deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), se reuniram com uma equipe do Ministério da Educação para reivindicarem soluções concernentes às questões de reposição de vagas de aposentadoria para docentes da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em Brasília.

A Reitoria foi representada pela diretora de Comunicação, Maurini de Souza, e o sindicato, pelo docente do campus Pato Branco, Volmir Sabbi. A reunião foi requisitada pelo deputado Veneri, que se fez representar por seu chefe de gabinete, Adilson Santarém. A equipe do MEC contou com representantes da Secretaria de Educação Superior, Gestão de Pessoas, Diretoria de Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Coordenação-Geral de Gestão, Governança e Empreendedorismo e Assessoria Parlamentar do Ministério.

Durante a reunião, Volmir Sabbi apresentou a situação. Em 2005, ao transformar o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) em Universidade, o Governo Federal, então presidido por Lula da Silva, ofereceu como solução para a transformação das vagas EBTT, concernentes aos CEFETs, em vagas de Magistério Superior (MS), de universidades, que, na medida em que os EBTTs se aposentassem, haveria uma transformação automática para MS. Após 2016, o então presidente Michel Temer suspendeu o processo automático, submetendo essa modificação à liberação do Ministério da Economia. Na sequência, o governo de Jair Bolsonaro tornou extintas as vagas EBTTs de aposentados de Universidades.

Maurini de Souza apresentou os números do problema que essas ações causaram: são 358 vacâncias decorrentes de aposentadorias, falecimentos ou exonerações não repostos, desde 2016. Hoje, a Universidade trabalha com 1681 professores de Magistério Superior e 750 professores de Ensino Básico Técnico Tecnológico. Os professores esclareceram que, apesar de ser um problema que atinge todas as universidades federais do Brasil, a situação da UTFPR é ímpar, pois é a única com esse histórico e com o número considerável de professores com vagas extintas após aposentadoria (30% do seu quadro docente).

A comissão do MEC, em um primeiro momento, destacou o empenho do atual reitor, Marcos Schiefler, para resolver a questão e disse que estava buscando soluções a partir dos encontros que ocorreram neste primeiro ano de nova gestão do Governo Federal. Na sequência da reunião, após debate e sugestões para encaminhamentos, o Ministério garantiu que irá resolver o problema. Os professores insistiram no imediatismo da causa e solicitaram que, ao menos parte do problema, seja solucionado até o próximo semestre, dentro das opções que se levantaram durante a reunião

De acordo com o reitor da UTFPR, Marco Schiefler, a reunião, “segundo os relatos, foi um sucesso. Temos trabalhado no assunto como prioridade desde que assumimos a Reitoria e, neste ano, tivemos os primeiros resultados positivos, que se ampliaram sobremaneira com o encontro desta semana. Ele se une à conquista, que tivemos, das novas vagas para concurso de professores MS, que reforçam nosso quadro. Vamos continuar insistindo até que o problema seja resolvido e possamos recompor apropriadamente o quadro de professores da UTFPR”.