Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empréstimo de obras entre câmpus pode ser feito pelo sistema Pergamum

Empréstimo de obras entre câmpus pode ser feito pelo sistema Pergamum

publicado: 24/05/2018 12h22 última modificação: 12/06/2018 15h32
Biblioteca do Câmpus Curitiba (Foto: Decom)

O Sistema de Bibliotecas da UTFPR alterou o procedimento de solicitação de empréstimo de obras entre câmpus utilizando uma implementação disponível no Sistema Pergamum, software que gerencia o acervo das bibliotecas da UTFPR.

Agora, ao consultar o catálogo online, o usuário verifica qual câmpus possui o livro desejado, qual a quantidade de exemplares disponíveis e realiza automaticamente a 'solicitação de empréstimo entre câmpus'. A Biblioteca que recebe a solicitação verifica a possibilidade de envio e libera e despacha o material via malote. A solicitação é restrita às obras que não estão disponíveis na biblioteca do câmpus ao qual o servidor ou aluno estão vinculados. Antes, esse mesmo serviço era feito pessoalmente na biblioteca por meio de um formulário.

Segundo a bibliotecária Ligia Torino, coordenadora do Sistema de Biblioteca da UTFPR, “o objetivo da implantação desta funcionalidade por meio do software de gestão do acervo é possibilitar maior autonomia e comodidade ao usuário, agilizar o processo de envio dos materiais e padronizar a ação nas bibliotecas". O novo procedimento passou a vigorar no mês de abril.

Bibliotecas UTFPR

Presente nos 13 câmpus da Universidade, o Sistema de Bibliotecas da UTFPR conta com um acervo de mais 152 mil títulos e 412 mil exemplares, além da produção acadêmica e científica disponível no Portal de Informação em Acesso Aberto (Piaa).

Os alunos e servidores também têm acesso ao Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios, que possibilita a busca, acesso, controle e impressão de documentos regulatórios (Normas da ABNT NBR/NM, regulamentos técnicos do Inmetro etc.). O conteúdo das normas técnicas pode acessado pela própria busca do Sistema Pergamum.