Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Forplad lança livro sobre gestão de riscos em instituições públicas

Forplad lança livro sobre gestão de riscos em instituições públicas

publicado: 14/01/2019 10h00 última modificação: 14/01/2019 10h00
Imagem ilustrativa de divulgação de livro sobre gestão de risco (Foto: Freepik)

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) lançou no último mês de dezembro o livro “ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática”. Estruturado na forma de guia, o livro tem por objetivo auxiliar no fomento do controle interno, da governança e da segurança corporativa, de forma a minimizar riscos e incertezas na gestão.

Segundo o coordenador nacional do Fórum, Thiago Galvão das Neves, a ideia do livro surgiu por conta da emergência de assuntos como governança pública, integridade, compliance e gestão de riscos; temáticas tratadas até então apenas como boas práticas na administração pública, mas que passaram a ser cobradas em normas e legislações infralegais.

“Diante de todas essas questões, um grupo de universidades públicas federais, por intermédio do ForPlad e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento para Excelência e Transformação do Setor Público (NExT) da Universidade de Brasília, resolveu contribuir para que os órgãos públicos federais, estaduais e municipais pudessem prestar um serviço público com mais eficiência, eficácia e efetividade”, conta.

A obra conta com a contribuição de 13 autores. O conteúdo foi elaborado a partir de pesquisas e debates com membros do Fórum. O livro pode ser acessado gratuitamente neste link.