Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançada a Escola de Altos Estudos da UTFPR

Lançada a Escola de Altos Estudos da UTFPR

publicado: 24/05/2019 10h14 última modificação: 24/05/2019 16h37
Escola de Altos Estudos recebe inscrições até 26 de junho (Foto: Freepik/Alterada)

Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UTFPR têm até 26 de junho para submeter propostas para a Escola de Altos Estudos. A iniciativa visa trazer os pesquisadores com reconhecida atuação em instituições de ensino ou pesquisa no exterior, por meio de passagens aéreas e diárias nacionais.

Podem participar todos os PPGs que não tenham pendências administrativas com a Diretoria ou a Pró-Reitoria da área. Cada uma das propostas deve indicar um pesquisador visitante para atividades de curta duração na UTFPR, que devem ocorrer entre 01 de agosto de 2019 e 30 de setembro de 2020. Caso haja mais de uma proposta, é preciso indicar a ordem de prioridade entre as indicações.

A submissão deve ser feita pelo coordenador do PPG em um arquivo único no processo “Pesquisa: Programas e Fomento” no Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Para isso, é necessário encaminhar o formulário de apresentação do candidato, a carta de aceite, a cópia da ata da reunião do colegiado com a definição, o plano de trabalho e o currículo do candidato atualizado.

A classificação vai ser feita com base na análise documental, na avaliação do plano de trabalho, da qualificação da Instituição Estrangeira e na produção do pesquisador visitante. Está previsto para este edital o valor de até 369 mil reais, de acordo com a disponibilidade financeira nos limites orçamentários da UTFPR. Com isso, o máximo a ser concedido para cada proposta deve chegar a 12 mil reais.

O resultado preliminar vai ser divulgado no dia 05 de julho. Após o prazo de interposição de recursos, o resultado final deve ser publicado no dia 18 do mesmo mês. Aqueles PPGs que forem contemplados devem encaminhar um relatório resumido das atividades desenvolvidas pelo pesquisador visitante em até 60 dias após a visita.

Para saber mais, acesse o Edital.

Mais sobre a Escola de Altos Estudos
A Escola de Altos Estudos contempla aspectos do Plano de Desenvolvimento Institucional, principalmente em relação à consolidação e à internacionalização dos PPGs. Também busca fomentar indicadores para a Capes para a avaliação quadrienal 2021, proporcionar o intercâmbio de conhecimento, firmar parcerias com grupos de pesquisa e laboratórios estrangeiros e promover a interação de alunos com cientistas de renome.