Você está aqui: Página Inicial > Alunos > Bolsas e Programas > Programas de Pesquisa e Inovação

Programas de Pesquisa e Inovação

publicado 12/07/2016 11h54, última modificação 31/01/2019 13h51

Inclusão Social

O programa oferece bolsas para estudantes universitários que ingressaram na UTFPR pelo sistema de cotas institucionais para alunos oriundos de escola pública. As bolsas são divididas em 50% para Pesquisa e 50% para Extensão. O objetivo é estimular a inclusão dos mesmos em atividades nessas duas áreas, direcionadas a temas de interesse social.
+ Página de Editais da Pesquisa e Pós-graduação

PIBICO PIBIC serve como incentivo para estudantes iniciarem pesquisas científicas em todas as áreas do conhecimento.

O programa é apoiado pelo CNPq, Fundação Araucária e UTFPR com a concessão de bolsas. O objetivo é despertar a vocação científica dos alunos e prepará-los para ingressar na pós-graduação.

PIBITI

O PIBITI proporciona ao bolsista, orientado por um pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica. Também estimula o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Prodoutoral

O Prodoutoral tem como objetivo estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão da UTFPR. Seu trabalho consiste no apoio a esforços institucionais para a capacitação e o aprimoramento da qualificação de seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. É caracterizado por favorecer a mobilidade dos bolsistas da UTFPR para as instituições de ensino superior de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração. O Programa é realizado de forma compartilhada entre a Capes e as instituições participantes. Cada programa de pós-graduação é responsável pela concessão de bolsas.

+Páginas dos programas de Pós-Graduação

Demanda SocialO programa concede cota de bolsas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, definida com base nos resultados do sistema de acompanhamento e avaliação, coordenado pela Capes, para que mantenham em tempo integral alunos de excelente desempenho acadêmico. Cada programa de pós-graduação é responsável pela concessão das chamadas bolsas Capes-DS.

+Páginas dos programas de Pós-Graduação

PIQDTec

A Capes, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), disponibiliza cotas anuais institucionais de bolsas de mestrado e doutorado a docentes, técnicos e gestores que sejam admitidos como alunos regulares em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. O objetivo é viabilizar a formação, em nível de pós-graduação, dos integrantes do quadro de pessoal permanente da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A administração das bolsas é da própria UTFPR.

+ site da Capes com os editais do PIQDTEC